A Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), lançou o Edital Prêmio Proex de Arte e Cultura 2025, que chega à sua sétima edição, com o objetivo de incentivar o desenvolvimento artístico-cultural no âmbito da Extensão Universitária. A iniciativa busca reconhecer a criação artística e a produção cultural como formas de conhecimento e promover a valorização das expressões artísticas que fortalecem a inserção social, política e econômica da Universidade, reafirmando seu compromisso com uma formação democrática e plural.
Nesta edição, o prêmio contemplará 21 projetos de extensão nas áreas de Arte e Cultura, que deverão ser realizados entre abril e novembro de 2026. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas entre 1º e 19 de dezembro de 2025, por meio do Módulo de Extensão do Sigaa. O edital é voltado a docentes e a servidores técnico- administrativos da UFPA, com nível superior, que poderão inscrever propostas de criação artística, produção cultural, circulação de espetáculos, oficinas e outras atividades compatíveis com as categorias do certame.
Ao todo, serão premiados três projetos por categoria, distribuídos em sete áreas: Teatro (teatro de rua, palco italiano, experimental, palhaçaria e outros gêneros); Dança (contemporânea, clássica, de rua e outros estilos); Música (popular, erudita, experimental e outros gêneros); Artes Visuais (fotografia, instalações, performances, videoarte, arte digital, desenho, pintura, escultura, grafite e outras técnicas); Audiovisual (ficção, videoclipe, documentário, animação e outros formatos); Memória e Patrimônio (valorização e promoção do patrimônio cultural paraense, reconhecendo sua relevância para a memória e identidade do estado) e Culturas Populares (incentivo à diversidade de práticas culturais da Amazônia).
As propostas serão avaliadas por uma Comissão de Avaliação composta por docentes e técnicos de nível superior da UFPA, designada pela Proex. Cada categoria será julgada por três avaliadores e serão premiados os projetos com as maiores pontuações em cada área.
De acordo com o cronograma do edital, o resultado preliminar deve ser divulgado em 19 de janeiro, e o resultado final, em 26 de janeiro de 2026, no site da Proex. A execução dos projetos ocorrerá entre 1º de abril e 30 de novembro de 2026, e a entrega do relatório final está prevista para dezembro de 2026.
Mais informações estão disponíveis no edital, no site da Proex.
