O Banco da Amazônia inscreve até o dia 30 de junho para a seleção de projetos para apoio financeiro. O Edital de Seleção Pública de Pesquisa–edição 2018 vai auxiliar o desenvolvimento de pesquisas e transferência tecnológica, conduzidas por pesquisadores de instituições de ensino superior, ciência, tecnologia e inovação da Região Amazônica.
Além de custear projetos de pesquisa científica e tecnológica aplicada, nas áreas prioritárias, elencadas pelo banco, o edital visa aumentar o conhecimento sobre a Região Amazônica e sobre o uso sustentável de sua biodiversidade, para melhor compreensão da biologia e das práticas de manejo dos recursos naturais renováveis.
Pretende-se contribuir para o desenvolvimento de novas alternativas tecnológicas e econômicas, visando à valorização de produtos regionais, bem como o aproveitamento de recursos da biodiversidade, para ocupar novos nichos de mercado e fomentar pesquisas que estimulem a implantação de agroindústrias e agrupamentos produtivos, em setores-chave para cada Estado da Região Amazônica.
Proponente – Para solicitar o auxílio, é necessário possuir o título de mestrado ou doutorado; ser pesquisador com vínculo empregatício em Instituição de Ensino Superior e/ou de pesquisa, sediada na Amazônia Legal; coordenar uma única proposta, podendo participar como membro colaborador de outra; e apresentar apenas um projeto de pesquisa ao edital.
Entre os critérios para seleção, estão oportunidade e viabilidade do projeto; os benefícios que o projeto poderá trazer ao desenvolvimento regional e a regularidade fiscal do proponente. O projeto pode ser apresentado por um pesquisador ou um grupo de pesquisadores.
Envio das propostas – As propostas deverão buscar soluções novas e criativas que contribuam para o desenvolvimento tecnológico, econômico e social de pesquisas voltadas para o desenvolvimento da agricultura/agronegócio; pesquisas voltadas para a restauração de ecossistemas ou vinculadas ao Programa Brasileiro de Agricultura de Baixo Carbono; pesquisas que contribuam para o desenvolvimento de cidades sustentáveis na Amazônia e/ou indústria avançada.
Além disso, as propostas precisam dar ênfase à capacitação de produtores e técnicos multiplicadores, cursos, treinamentos, visitas técnicas, para a disseminação das tecnologias geradas pelo projeto proposto; contemplar a elaboração de materiais didáticos a fim de facilitar sua disseminação e prever estratégias e ações de comunicação voltadas à divulgação das ações do projeto, inclusive com inserção dos projetos já apoiados pelo banco. Tais ações devem ser informadas à área de comunicação do Banco da Amazônia.
As propostas devem ser encaminhadas mediante correspondência ao Banco da Amazônia – Coordenadoria de Sustentabilidade, Meio Ambiente e Estudos Econômicos (COSEC), Gerência Executiva de Planejamento (GPLAN), Avenida Presidente Vargas, 800, 16º andar, Belém-PA, CEP 66.017-000.
Resultado – O resultado final da seleção será divulgado no site do Banco da Amazônia e comunicado aos proponentes por e-mail, com orientação para firmar o contrato com a instituição à qual o pesquisador está vinculado.
O valor máximo para cada projeto será de R$100.000,00, cuja liberação especificada não poderá ultrapassar, na primeira parcela, o valor de 40% do valor do projeto aprovado. São financiáveis despesas indispensáveis ao custeio do desenvolvimento da pesquisa, como as relacionadas a material de expediente, viagens, bolsas, consultorias, entre outras.
Os projetos a serem apoiados pelo Edital de Seleção Pública de Pesquisa deverão ter seu prazo máximo de execução estabelecido em 36 meses. As inscrições que terminariam no dia 31 de maio foram prorrogadas até 30 de junho. Mais informações no edital.
Texto: Elizandra Ferreira – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Reprodução / Google