Inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) encerram nesta sexta-feira, 07

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 encerram-se nesta sexta-feira, dia 7 de junho. A data vale também para os pedidos de tratamento por nome social e atendimento especializado. A nota do Enem é o principal instrumento de seleção para ingresso às vagas nos cursos de Graduação da Universidade Federal do Pará.

As provas de Linguagens, Ciências Humanas e Redação serão aplicadas, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), no dia 3 de novembro, e as de Matemática e Ciências da Natureza, no dia 10 de novembro. As datas são válidas para as 27 unidades da Federação.

O Exame Nacional do Ensino Médio foi criado em 1998, com o intuito de avaliar o desempenho dos estudantes de Ensino Médio do Brasil e, a partir de 2004, ele também começou a substituir o vestibular tradicional que antigamente era promovido apenas pelas universidades. A avaliação pode ser realizada por qualquer pessoa que já concluiu o 2° grau ou que ainda estejam cursando o último ano.

Passo a passo – As inscrições devem ser feitas diretamente na Página do Participante. É necessário informar o CPF e a data de nascimento (iguais aos cadastrados na Receita Federal). A taxa de inscrição, no valor de R$85, pode ser paga por boleto (gerado na Página do Participante), Pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança (a depender do banco) com prazo final até o dia 12 junho. Para pagar por Pix, basta acessar o QR Code que consta no boleto.

Para realizar a inscrição e os demais procedimentos, os interessados devem utilizar o login único da plataforma Gov.br. No caso de não lembrar a senha cadastrada, é possível recuperá-la. Basta entrar na página acesso.gov.br, digitar o CPF e clicar em “Avançar”. Em seguida, selecione a opção “Esqueci minha senha”. Feito isso, aparecerão diversas formas de recuperar a conta. O participante, então, deve selecionar uma das alternativas apresentadas. Após logado, basta seguir o caminho descrito abaixo:

– Acesse a Página do Participante e selecione o botão “Inscrição”.

– Responda à pergunta feita pela assistente virtual para seguir.

3 – Em seguida, insira o número do CPF, a data de nascimento (iguais aos cadastrados na Receita Federal) e clique em “Iniciar a inscrição”.

4 – Prossiga de acordo com as orientações e confirme as informações solicitadas. Dados como “Cor/Raça”, “Estado Civil” e “Nacionalidade”, entre outros, são obrigatórios.

– Informe se serão necessários recursos de acessibilidade.

6 – Caso necessite, selecione o recurso de acessibilidade desejado. O participante deve anexar os documentos que comprovem a condição.

7 – Para solicitar tratamento por nome social, o interessado deve realizar o cadastro dessa condição junto à Receita Federal do Brasil.

8 – Escolha entre Inglês e Espanhol para realizar a prova de língua estrangeira.

9 – Em seguida, informe qual é a situação em relação ao ensino médio e qual tipo de escola você frequentou durante esta etapa educacional. Esses e outros dados sobre o ensino médio não poderão ser alterados após a conclusão da inscrição.

10 – Escolha o município no qual deseja fazer as provas. Se o município de prova for diferente do município de residência, o sistema solicitará confirmação.

11 – Logo após, responda ao Questionário Socioeconômico.

12 – Ao terminar de informar os dados necessários, clique em “Enviar Inscrição”.

Enem – Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni). Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

TEXTO: Victoria Rodrigues – Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA, com informações da Assessoria de Comunicação Social do Inep.

FOTOS: Alexandre de Moraes - Ascom/UFPA

ODS 4 - Educação de Qualidade