Termina, neste mês de maio, o prazo de inscrições para o Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia 2018, com o tema “Indústria 4.0”, em referência à 4ª Revolução Industrial. O prêmio reconhece trabalhos de estudantes, de jovens pesquisadores e de equipes de pesquisa que representem potencial contribuição para o desenvolvimento científico e tecnológico dos países membros e associados ao Mercosul. As inscrições vão até o dia 31 de maio de 2019.
O prêmio visa incentivar a realização de pesquisa científica e tecnológica e a inovação no Mercosul, além de contribuir para o processo de integração regional entre os países membros e associados, mediante incremento na difusão das realizações e dos avanços no campo do desenvolvimento científico e tecnológico no Mercosul.
Para a edição de 2018, o tema escolhido faz referência à 4ª Revolução Industrial, caracterizada pela integração e pelo controle remotos da produção, a partir de sensores e equipamentos conectados em rede, associados a sistemas ciberfísicos, dados e serviços inteligentes de internet.
Participação – Os trabalhos podem ser elaborados em português ou em espanhol, em uma das cinco categorias: Integração, Iniciação Científica, Estudante Universitário, Jovem Pesquisador e Pesquisador Sênior.
A premiação consiste em quantias em dinheiro para o primeiro lugar de cada categoria, variando de US$ 2.000,00 (para a categoria Iniciação Científica) a US$ 10.000,00 (para a modalidade Integração).
Os vencedores também recebem, cada um, um troféu. Os contemplados com Menção Honrosa recebem placas. Todos os trabalhos premiados são publicados em livro.
Linhas de pesquisa – O tema escolhido, Indústria 4.0, deverá ser abordado em uma das seguintes linhas de pesquisa:
Inovação, tecnologias disruptivas e novos modelos de negócio – Uso de tecnologias disruptivas para impulsionar as organizações, aumentar a produtividade e inserir a inovação nas etapas do processo produtivo.
Agricultura 4.0 e seus impactos na sociedade – Utilização da Agricultura 4.0 (TICs e novas tecnologias digitais) para contribuir para a produção e a industrialização de produtos agrícolas.
Manufatura avançada e futuro do trabalho – Impactos da indústria 4.0 na sociedade e nos modelos tradicionais de trabalho.
O prêmio – O Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia foi criado em 1998 e é uma iniciativa da Reunião Especializada em Ciência e Tecnologia do Mercosul (RECyT) e dos organismos de ciência e tecnologia dos países membros e associados ao Mercosul, organizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil (MCTIC) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e conta com o apoio institucional do Movimento Brasil Competitivo (MBC).
Lançado de forma simultânea nos países membros e associados ao Mercosul, o prêmio possui, a cada edição, um tema relevante para o desenvolvimento científico e tecnológico dos países do bloco e as linhas de pesquisa pertinentes. A Comissão Julgadora é composta por especialistas da comunidade científica e tecnológica dos países membros do Mercosul e designada para avaliar os trabalhos submetidos.
Inscrições – Devem ser efetuadas exclusivamente no site do prêmio, até às 18 horas (horário de Brasília) do dia 31 de maio de 2019. Para se inscrever, é necessário escolher uma das linhas de pesquisa: Iniciação Científica, Estudante Universitário, Jovem Pesquisador, Pesquisador Sênior ou Integração.
Texto: Elizandra Ferreira – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação