Inscrições para os Cursos Livres de Línguas Estrangeiras da UFPA iniciam na próxima semana

O período de matrícula dos Cursos Livres de Línguas Estrangeiras da Universidade Federal do Pará (CLLE-UFPA) inicia na próxima semana,  de 29 de julho a 2 de agosto,  para as turmas do segundo semestre de 2024. As matrículas devem ser realizadas no site da Fadesp,  de acordo com os prazos dispostos no edital.

Neste segundo semestre, os CLLE ofertarão vagas para os cursos de Inglês, Francês, Espanhol, Introdução ao Árabe, Portugês como Língua Estrangeira (PLE) e Libras. Para os cursos de Inglês, Francês e Espanhol do 1º ao 7º nível, foram disponibilizadas turmas nas modalidades presencial e on-line . Já as turmas de Introdução ao Árabe e PLE serão ofertadas apenas na modalidade on-line e a turma de Libras será na modalidade presencial. Além destes, serão ofertados também cursos de Inglês e Francês Instrumental  e Conversação em Inglês e Espanhol.

Para ambas as modalidades, o investimento total em cada curso é de R$430 por semestre. A primeira parcela é no valor de R$150 e as quatro parcelas restantes, R $70. As aulas serão realizadas do dia 16 de agosto ao dia 21 de dezembro e a frequência mínima exigida é de 75% da carga horária total do curso.

Matrículas – As matrículas devem ser efetuadas a partir das 9h do dia 29 de julho até o dia 2 de agosto, pelo site da Fadesp, de acordo com os prazos dispostos no edital ou até que o limite de vagas ofertadas seja alcançado. Os dias 29 e 30 foram reservados para a matrícula de candidatas(os) às turmas de Inglês, Francês e Espanhol, presencial e on-line , nível 1. Entre os dias 31 de julho e 2 de agosto, podem se matricular interessadas(os) nas turmas de Inglês, Francês e Espanhol, presencial e on-line , do nível 2 ao 7, e nas turmas de Conversação em Inglês e Espanhol, Inglês e Francês Instrumental, Introdução ao Árabe on-line , PLE on-line e Libras presencial. Já as(os) bolsistas CLLE e Prolínguas devem realizar suas respectivas matrículas nos dias 8 e 9 de agosto.

Não será permitida a matrícula de estudantes que não possuem o ensino médio completo ou que estejam em mais de uma turma da mesma língua. Aquelas(es) que não foram aprovadas(os) em nível anterior e se matricularam no subsequente terão sua matrícula cancelada, sem direito de ressarcimento do valor pago. Já quem desistir do curso antes do início das aulas terá direito à devolução no importe de 70% (setenta por cento) do valor pago a título de matrícula.

Estudantes que tiverem suas matrículas confirmadas devem comparecer ao prédio do ILC para o início das aulas de acordo com o dia e horário da turma escolhida, e aquelas (es) matriculadas(os) na modalidade on-line devem aguardar e-mail de  apresentação do professor com o link de acesso para as aulas (o envio será feito para o e-mail cadastrado no sistema da Fadesp).

TEXTO: Vinicius Gonçalves - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA

FOTOS: Alexandre de Moares