Na última quinta-feira, 13, o Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará (ICED-UFPA), por meio do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental na Amazônia (Geamaz), participou do Painel “Educação Ambiental e Mudanças Climáticas: o papel das escolas, das universidades, dos povos indígenas e das populações locais”. Representado pelas painelistas representantes do grupo, Maria Ludetana e Rosiane Gonçalves, o painel também contou com a presença da presidente da Fepipa, Concita Guaxipiguara, e mediação de Glenda Malcher, também do Geamaz.
Com o intuito de debater sobre a participação das escolas, das universidades, dos povos indígenas e das populações locais na educação ambiental e nas mudanças climáticas, o painel do ICED ocupou um dos espaços de debate na Zona Verde da COP 30, no Parque da Cidade.


Na ocasião, as educadoras debateram qual o papel que a escola exerce na educação ambiental de crianças e adolescentes, além de expor algumas das ações que o Geamaz faz. “Nós dispomos de uma única arma que é a educação. A educação é o nosso lugar de fala. Mas não somente o nosso lugar de fala, como também é o nosso lugar de ação. E aí é que entra a Geamaz”, diz a professora Rosiane Gonçalves.

“Falar de educação ambiental é falar de educação integral. Quando a gente fala de educação ambiental na Universidade, nós não estamos falando de uma adjetivação qualquer, nós estamos falando de uma educação que está se importando com você, com todas as suas dimensões, com todos os seus olhares, com base na sua realidade”, acrescenta a professora Ludetana. “O legado positivo da COP 30 poderá ser sentido se dela emergirem políticas públicas duradouras, programa de capacitação docente e redes de cooperação entre instituições de ensino, governo e sociedade civil, consolidando uma nova cultura ambiental comprometida com o futuro do planeta”, finaliza.
A ação do Instituto de Ciências da Educação ocorreu na sala Seringueira, no Pavilhão Pará, na Zona Verde da COP 30, no Parque da Cidade.

