"A crise da cidadania em tempos de desesperança". Esse é o tema do 1° seminário sobre “Educação e Direitos Humanos da Infância e da Juventude”, produzido pelos Grupos de Estudos e Pesquisas: Infância, Criança e Educação Infantil (IPÊ/ICED) e Educação, Discurso, Identidade e de Diversidade Sexual (Gepedids/CCAST). O evento ocorrerá no dia 18 de outubro, a partir das 9h, no auditório do Instituto de Ciências da Educação. Para participar, basta realizar a inscrição neste formulário.
O seminário vai embalar uma discussão sobre a maneira como os Direitos Humanos têm sido tratados no cenário atual, sob uma perspectiva educacional, em que o foco principal é o interesse pela “garantia, execução e monitoramento dos direitos de crianças e jovens na Amazônia Legal”. Por isso estarão presentes ao evento promotores, defensores públicos, educadores e advogados que atuam na defesa dos direitos humanos infantojuvenis no estado do Pará.
A professora Celi Bahia e o professor Franciso Ednardo Duarte, organizadores do seminário, garantem que também é importante discutir caminhos e abordagens para o tratamento “teórico-epistemológico e teórico-metodológico” dos Direitos Civis, Políticos e Sociais de populações em situação de vulnerabilidade e exclusão social. “Vivemos em um tipo de tensão que tenta ‘pôr em xeque’ a validade de direitos e garantias civis conquistadas em favor daqueles mais vulneráveis”, assegura a professora.
Lançamento – Os participantes do evento também terão a oportunidade de participar do lançamento da obra Educação e Direitos Humanos da Infância e da Juventude – Cidadania em Crise: Impactos e implicações em tempo de perda de direitos, ou seja, quem for participar da atividade poderá ainda conhecer mais a fundo o trabalho organizado pela professora Celi Bahia e pelo professor Francisco Ednardo Duarte.
O livro reúne um compilado de artigos desenvolvidos por 29 autores, acerca da temática dos direitos da criança e do jovem, sob a perspectiva da educação, com o foco direcionado à Amazônia, enfoque que estará presente em todas as discussões do seminário.
“A ideia é produzir um olhar crítico para os direitos humanos, de modo interdisciplinar, haja vista que cada estudioso possui especificidades teóricas, ideológicas e metodológicas que podem nos direcionar para possíveis intervenções e estratégias de enfrentamento de políticas que negam direitos e garantias das crianças e dos jovens. O livro apresenta três capítulos e, em cada um, o leitor encontrará quatro artigos discutindo a temática proposta”, afirma Celi Bahia.
Serviço:
Data: 18 de outubro de 2022
Horário: A partir das 9h da manhã
Inscrições: Acesse aqui.
Texto: Leandra Souza – Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA.
Imagem: Reprodução Google