Com o objetivo de democratizar o acesso à informação e fortalecer a cultura ética em pesquisa na Instituição, o Comitê de Ética em Pesquisa do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Pará (CEP/ICS-UFPA) lançou o CEP-GPT, um assistente virtual desenvolvido para auxiliar pesquisadores na submissão de projetos de pesquisa na Plataforma Brasil –- a base nacional de registros de estudos envolvendo seres humanos.
De acordo com Ana Daniela Silva da Silveira, professora e integrante do CEP/ICS, a iniciativa surgiu de discussões internas no comitê ao se perceber que muitos indeferimentos e pendências nos projetos de pesquisa decorriam de erros recorrentes, quase sempre por falhas de documentação, desconhecimento das exigências normativas ou dificuldades em interpretar corretamente as resoluções do Sistema CEP/CONEP.
“Pensamos no CEP-GPT como uma forma de orientar os pesquisadores de maneira acessível, rápida e precisa, com base nos princípios éticos e nos documentos exigidos pelas normas brasileiras”, destaca a professora.
Simples, direto e gratuito – Construído na plataforma ChatGPT, da OpenAI, o CEP-GPT é de uso gratuito e não exige instalação. Para utilizá-lo, basta acessá-lo aqui, fazer login na OpenAI e digitar seu questionamento. Dúvidas como “Preciso submeter uma pesquisa com análise de prontuários?” ou “Quais documentos são exigidos?” são respondidas diretamente pelo assistente, baseadas nas diretrizes éticas brasileiras e nos procedimentos do próprio CEP/ICS.
O principal diferencial da ferramenta em relação a outros assistentes virtuais é o conteúdo customizado. O CEP-GPT foi alimentado com documentos reais, resoluções do Conselho Nacional de Saúde (CNS), instruções da Plataforma Brasil, exigências específicas do CEP/ICS e exemplos práticos vivenciados na rotina institucional. A sistematização das informações é um ponto fundamental da proposta da plataforma.
Segundo Ana Daniela, reunir essas orientações em linguagem clara e confiável contribui para dar mais segurança ao planejamento das pesquisas e reduz falhas comuns, auxiliando não somente os pesquisadores, como também os comitês e, principalmente, os participantes das pesquisas, que estão no centro de todo esse processo. “É uma ferramenta contextualizada na nossa realidade, com linguagem acessível e foco em orientar, com segurança, quem precisa submeter projetos ao CEP”, completa a professora.
Público-Alvo – O CEP-GPT foi realizado para atender a pesquisadores, docentes, estudantes de graduação e pós-graduação e servidores técnico-administrativos da Universidade que precisem submeter projetos ao CEP do ICS/UFPA. No entanto a ferramenta também pode ser útil para qualquer pessoa que atue com pesquisas com seres humanos no Brasil. O assistente está em constante aprimoramento e recebe sugestões dos usuários.
Com o lançamento do CEP-GPT, a UFPA dá mais um passo em direção à inovação no suporte à pesquisa científica, promovendo autonomia, agilidade e ética nos processos acadêmicos.