Instituto de Ciências Médicas recebe inscrições para o Programa Mais Médicos para o Brasil

Já estão abertas as inscrições para supervisores e tutores do Programa do governo federal “Mais Médicos para o Brasil”. Até o dia 11 de março, médicos podem se candidatar às vagas de supervisão acadêmica dos profissionais selecionados nacionalmente para atuar na Atenção Primária em Saúde nas cidades paraenses. A UFPA é supervisora do “Mais Médicos” no Pará, onde trabalha com mais de 600 profissionais selecionados pelo programa, em nível nacional.

A coordenadora da iniciativa na Federal paraense, a médica e pesquisadora Maria do Socorro Castelo Branco de Oliveira Bastos, explica que são dois editais publicados pelo Instituto de Ciências Médicas (ICM). O primeiro se refere a uma seleção interna para que professores da Faculdade de Medicina da UFPA (Famed) manifestem o desejo de começar ou continuar na supervisão pedagógica desta iniciativa como tutores. Já o segundo edital está voltado para a seleção de supervisores que podem ser prioritariamente médicos de família e comunidade, mas eles também podem ser de outras especialidades médicas.

“Ambos se voltam para a supervisão acadêmica que é realizada pela UFPA em regiões do Pará onde médicos selecionados pelo ‘Mais Médicos para o Brasil’ atuam. O importante é que cada um tenha disponibilidade para se deslocar até onde os médicos do programa estão, muitos deles em áreas rurais e comunidades ribeirinhas, porque é na atenção primária que esses profissionais do programa atuam”, explica a professora da Faculdade de Medicina da UFPA.

Melhor atendimento à população – A pesquisadora reforça, ainda, que os médicos do programa já são profissionais, por isso o trabalho feito pela UFPA, tanto pela tutoria quanto pela supervisão, envolve pesquisas e construção de modelos pedagógicos que vão melhorar a forma de atuação dos profissionais do ‘Mais Médicos’ nas cidades paraenses.

“Atualmente, são mais de 600 médicos do programa sob supervisão da UFPA e precisamos de um supervisor específico para cada grupo de dez profissionais, por exemplo. Portanto os editais lançados agora envolvem a seleção para a capacitação que a Universidade oferece aos médicos. Quem for selecionado por esses editais vai atuar na supervisão pedagógica, ou seja, para capacitar os médicos no que diz respeito a habilidades, técnicas e condutas que os médicos do programa precisam ter nessa nova realidade em que começam a atuar aqui, na Amazônia”, conta Maria do Socorro Castelo Branco de Oliveira Bastos.

Inscrições – As inscrições para tutores e supervisores estão sendo feitas em formulários específicos no site do projeto e seguem até as 23h59 do dia 11 de março. Não há um número específico de vagas para a seleção, porque elas serão liberadas conforme o número de médicos selecionados para o programa para as cidades paraenses. Hoje, centenas de profissionais atuam no Pará.

A previsão é de que o resultado preliminar da seleção seja divulgado no dia 13 de março e, no dia 18 do mesmo mês, seja publicado o resultado final.

Serviço:
Inscrições para tutores e supervisores do “Mais Médicos”

Até 11 de março de 2023

Edital 01 – SELEÇÃO INTERNA PARA TUTORIA DO PROJETO MAIS MÉDICOS PARA BRASIL