menu de acessibilidade
TAMANHO DA FONTE

IPHAN e UFPA firmam parceria para a segunda etapa de projeto da Secult, de restauro do Cemitério da Soledade

Nesta quarta-feira, 1º de novembro, às 17h, será realizada a assinatura do Termo de Execução Descentralizada (TED) pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (IPHAN) e pela Universidade Federal do Pará (UFPA) para a segunda etapa da Restauração de Bens da Arquitetura Mortuária do Cemitério de Nossa Senhora da Soledade, em Belém. O projeto de restauração é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Cultura do Pará (Secult), que é a gestora do Parque Cemitério e financiou a primeira etapa das ações. A UFPA tem colaborado desde o início do projeto com o diagnóstico do estado de conservação, as recomendações técnicas de restauro e a execução dos trabalhos, por meio do Laboratório de Conservação, Restauro e Reabilitação da UFPA (Lacore). O projeto também envolve a Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp) como interveniente administrativo e financeiro.

Está prevista a participação, na cerimônia, do reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho, da superintendente do IPHAN no Pará, Cristina Vasconcelos Nunes, da secretária de Estado de Cultura do Pará, Úrsula Vidal, além de representantes da Fadesp e da equipe técnica do Lacore/UFPA.

A assinatura demarca o início da segunda etapa do Projeto de Restauração de Bens da Arquitetura Mortuária do Cemitério de Nossa Senhora da Soledade em Belém, que tem como objetivo o restauro de 150 túmulos e mausoléus e do pórtico da capela, a investigação das pinturas parietais da capela, a manutenção/conservação dos bens restaurados na primeira etapa e a elaboração de um documento com as imagens dos processos restaurativos, além da promoção de atividades de educação patrimonial. O projeto dá continuidade ao convênio assinado em 23 de novembro de 2021, entre a Secult, a UFPA e a Fadesp, que deu início ao restauro de bens selecionados da arquitetura mortuária do cemitério.

Nessa segunda etapa, serão continuadas a restauração e a conservação dos bens, a qualificação e a formação de recursos humanos especializados para a conservação e o restauro de bens culturais e a aquisição de equipamentos para as atividades de restauro.

Como resultado dessas intervenções, pretende-se contribuir para a conservação e restauro desse bem cultural de Belém, tombado em âmbito nacional, e estimular políticas de gestão integrada que incentivem a produção científica, a transmissão do conhecimento produzido no estado do Pará, a valorização do patrimônio cultural e o fomento à indústria do turismo e da economia regional.

Serviço

Assinatura do Termo de Execução Descentralizada (TED) pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (IPHAN) e pela Universidade Federal do Pará (UFPA) para a segunda etapa de projeto da Secult, de restauração de bens da arquitetura mortuária do Cemitério de Nossa Senhora da Soledade

Data: 1º de novembro de 2023

Horário: 17h

Endereço: Parque Cemitério da Soledade – Avenida Serzedelo Corrêa, 514, Bairro Batista Campos, Belém-Pará

Texto: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA

Foto: David Alves/Agência Pará

Relação com os ODS da ONU:

ODS 11 - Cidades e Comunidades Sustentáveis

Leia também

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email
Print
Pular para o conteúdo