Até o dia 15 de março de 2018 está disponível a 1ª Pesquisa Sobre a Saúde do Servidor, que pretende traçar o perfil epidemiológico dos servidores da UFPA. Todos os servidores de todos os campi da Universidade, técnico-administrativos e docentes, devem participar. A ação é da Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (Progep), por meio da Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida, e o objetivo da pesquisa é fazer um diagnóstico para identificar os principais agravos à saúde e incidências de adoecimento deste público, para então planejar ações de promoção de saúde e prevenção de doenças adequadas ao contexto do quadro atual.
A iniciativa está amparada na Lei no 6.833/09 e representa um avanço na implementação das Políticas de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalhador Público Federal. Respondendo ao questionário o servidor estará ajudando a Progep a entender melhor o quadro de saúde atual de seus servidores, para então sugerir ações e campanhas que atendam os déficits e lacunas encontrados.
Como participar – O servidor deve acessar o Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SIGRH), efetuar o seu login normalmente, e aceitar a solicitação para responder ao questionário. O questionário contém perguntas de múltipla escolha e espaços para comentários, as respostas prestadas serão mantidas em sigilo.
Metodologia – O questionário, adaptado a partir de bibliografia da área, foi elaborado por uma equipe multidisciplinar da unidade SIASS/UFPA composta por médicos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, nutricionistas, fonoaudiólogos, engenheiros de segurança do trabalho, estatísticos e da equipe de comunicação da Progep, a fim de traçar o perfil do servidor da Universidade em seu âmbito biopsicossocial.
Efetuar esse levantamento é primordial para analisar e fazer o diagnóstico de como se encontra o perfil de gestão da saúde dos servidores da UFPA. Por meio desse questionário, será feito o levantamento de sintomas, doenças, hábitos de vida e risco familiar, reunindo uma gama de informações sobre a qualidade de saúde desse público. Essa etapa é muito importante para que ações futuras sejam planejadas de maneira direcionada, assertiva e contextualizada, afirma a pró-reitora de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal, Karla Miranda.
Após a pesquisa, os dados serão tabulados, de modo que a Diretoria de saúde e qualidade de vida consiga analisar os indicadores encontrados e compreenda melhor as necessidades dos servidores, possibilitando, assim, a identificação das principais situações passíveis de alguma intervenção, tais como atividade física, tabagismo, hipertensão, diabetes, dores posturais, entre outros, ressalta a diretora de Saúde e Qualidade de Vida, Barbara Troeira.
Serviço:
Mais informações: Unidade SIASS/UFPA – Prédio do Vadião – Campus Básico, no Guamá
Contato: (91)3201- 8312/8655. E-mail: siass@ufpa.br
Texto e arte: Divulgação / Progep