Já está disponível o edital do Processo Seletivo Especial para o Curso de Licenciatura em Educação do Campo

A Universidade Federal do Pará (UFPA) divulgou na terça-feira, 30, o Edital de Seleção do Processo Seletivo Especial para o Curso de Licenciatura em Educação do Campo 2024 (PSE 2024-2). Para esta seleção, são ofertadas 200(duzentas vagas), distribuídas em cinco ofertas de turmas, acrescidas de uma vaga PcD para cada turma. Podem participar da seleção candidatas(os) que comprovem pertencimento às populações rurais, habitem no campo e não tenham formação de nível superior iniciada ou concluída. As inscrições estarão disponíveis na página do Centro de Processos Seletivos da UFPA (CEPS), das 14h do dia 5 de fevereiro às 17h do dia 5 de março de 2024.

O curso de Licenciatura em Educação do Campo foi criado com o objetivo de atender à demanda por formação superior das(os) Educadoras(es) das Escolas do Campo, com efetivo exercício nos anos finais do ensino fundamental e ensino médio das redes de ensino. As Escolas do Campo são aquelas que atendem a populações cuja dinâmica social e cultural está vinculada ao trabalho no campo (agricultores familiares, extrativistas, pescadores artesanais, ribeirinhos, assentados e acampados da reforma agrária, quilombolas, caiçaras, indígenas, entre outros), independente do território em que está localizada a sua sede (urbano ou rural).

Nesse edital, as vagas ofertadas serão sediadas nos municípios de Abaetetuba, Gurupá, Oeiras do Pará e Cametá. Abaetetuba terá duas turmas de Licenciatura em Educação do Campo, uma com ênfase em Ciências Sociais e Humanas, com entrada no terceiro período letivo de 2024; e outra com ênfase em Ciências Naturais, com entrada no primeiro período letivo de 2025. Por sua vez, Gurupá contará com uma turma com ênfase em Ciências da Natureza, enquanto Oeiras e Cametá terão uma turma em cada município, com ênfase em Ciências Agrárias e Ciências da Natureza. Essas três turmas serão iniciadas já no terceiro período letivo de 2023, conforme o Calendário Acadêmico de 2024.

Inscrições – As inscrições para o Processo Seletivo Especial para o Curso de Licenciatura em Educação do Campo 2024 devem ser realizadas por meio do preenchimento do formulário eletrônico, que será disponibilizado na página do Centro de Processos Seletivos da UFPA (CEPS), das 14h do dia 5 de fevereiro até às 17h do dia 5 de março de 2024. Após a conclusão da inscrição, a(o) candidata(o) deve, obrigatoriamente, gerar e imprimir a ficha de inscrição para comprovar a conclusão da inscrição.

É imprescindível que, ao se inscrever no PSE 2024-2, a(o) candidata(o) comprove seu pertencimento às populações rurais, mediante a apresentação de Declaração de Pertencimento que informe sobre o vínculo de pertencimento, a atuação e a residência ou não em comunidade.  A declaração deve ser emitida e assinada por três lideranças comunitárias, que devem fornecer seus respectivos números de CPF e RG para a identificação.

Seleção – A seleção do PSE 2024-2 será dividida em três etapas: Homologação das Inscrições,  Prova com Questões Objetivas e Redação em Língua Portuguesa e, por último, Entrevista.

A prova objetiva constará de 40 questões de múltipla escolha, das seguintes disciplinas: Língua Portuguesa/Leitura, Matemática, História, Geografia, Física, Química, Biologia e Literatura. Já na prova de Redação em Língua Portuguesa, vão ser avaliados os seguintes aspectos: fidelidade ao tema, objetividade, coesão, coerência, progressão discursiva e aderência à norma culta. Ambas as provas serão realizadas no dia 24 de março de 2024, das 8h30 às 12h30, nas cidades a que a vaga pretendida está vinculada.

Nos dias 4 e 5 de maio, será o momento das(os) candidatas(os) participarem da fase de entrevistas. Essa etapa é realizada para que seja possível compreender o vínculo da(o)

inscrita(o) e seu pertencimento às populações rurais. A convocação para as entrevistas ocorrerá a partir do dia 30 de abril de 2024,na página do Ceps.

Quem não comparecer a qualquer uma das etapas da seleção será eliminada(o) do concurso.

TEXTO: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA

ARTES: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA