menu de acessibilidade
TAMANHO DA FONTE

Jornada da Associação dos Amigos da Faculdade de Direito busca promover a conscientização dos eleitores

"21.08.2018

A Associação dos Amigos da Faculdade de Direito da UFPA (AAFD/UFPA) realizou, na última semana, a I Jornada de Direito Eleitoral. O evento ocorreu no auditório do Instituto de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Pará e teve como objetivo promover a conscientização dos eleitores.

"21.08.2018Participaram da mesa de abertura o reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho; o presidente do TJE-PA, Ricardo Nunes; o presidente da AAFD/UFPA, Reynaldo da Silveira; o diretor do ICJ, professor José Heder Benatti; o presidente da OAB-PA, Alberto Campos; e a diretora do Centro Acadêmico de Direito, Letícia Vieira.

Para o reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho, a realização do debate é uma iniciativa valiosa e muito bem-vinda. “A Universidade é um espaço plural que se nutre do debate de ideias, algo especialmente importante no momento atual do Brasil. Somos gratos à Associação dos Amigos da Faculdade de Direito da UFPA por ter programado o debate, e esperamos ser parceiros da Associação em muitas outras atividades que favoreçam o enriquecimento do ambiente de formação na UFPA”, afirmou o reitor.

O presidente da AAFD/UFPA, Reynaldo da Silveira, destacou a relevância de iniciativas que visam conscientizar o eleitor, diante de um cenário político tão conturbado. “Também somos responsáveis e devemos contribuir com esse debate. Além disso, o Legislativo com o Judiciário são fundamentais para o fortalecimento da nossa democracia. Preocupados com isso, realizamos este evento”, afirma.

"21.08.2018Durante a programação, o jornalista Lúcio Flávio Pinto e o procurador da República Ubiratan Cazetta debateram as eleições e as mudanças no cenário político no Pará. Já a professora especialista em Direito Eleitoral Juliana Freitas e o Promotor de Justiça José Edvaldo Sales debateram a legislação eleitoral.

Mulher na política – Outro tema do evento foi a participação feminina na política. Segundo a professora Juliana Freitas, a política brasileira é marcada pela exclusão, principalmente para as mulheres.

Ela destacou, ainda, a importância da representatividade e da escolha consciente do voto. “É importante nos educarmos politicamente. É fundamental que tenhamos o mínimo de interesse na política do nosso país, do nosso Estado, do nosso município. Isso significa que devemos conhecer aquelas pessoas nas quais nós vamos depositar os nossos votos”, conclui.

Texto: João Pedro Bittencourt – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Nayana Batista

Leia também

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email
Print
Pular para o conteúdo