Jornal de divulgação científica da UFPA, o Beira do Rio traz, na sua 176º edição, uma abordagem sobre a subnotificação de casos de suicídio no sistema público de saúde, tema central da dissertação de Samara Machado Paiva, pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia. No estudo, a autora discute estratégias de prevenção ao suicídio, a segunda principal causa de mortes entre jovens de 15 a 29 anos.
Na mesma linha de dados pouco esclarecidos, a contaminação por mercúrio é o tema de artigo produzido no Programa de Pós-Graduação em Farmacologia e Bioquímica da UFPA (PPGFarmabio). A pesquisa, conduzida por Amanda Lopes Araújo, doutora pelo PPGFarmabio, e pela professora Maria Elena Crespo López, aponta resultados preocupantes: em um país com mais de 200 milhões de habitantes, menos de 700 casos de exposição ou intoxicação pela substância foram registrados corretamente.
Ainda nesta edição, em uma entrevista, a presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Denise Carvalho, destaca as adversidades do “fazer ciência” no Brasil, um país marcado por desigualdades regionais. Na entrevista, ela reforça a importância de políticas pensadas em prol de um campo científico solidário, colaborativo e internacional.
Na resenha, o livro “A história da arte e as imagens da Amazônia”, do historiador Aldrin Moura de Figueiredo, é o destaque. A obra oferece ao leitor um manual que compara imagens criadas por artistas europeus durante as viagens das Grandes Navegações e as criações de artistas paraenses contemporâneos.
Para completar, você encontra também matérias sobre temas como: Vivências em um terreiro de candomblé em Belém, as falhas no saneamento básico de Altamira, a importância das políticas de permanência estudantil, o manejo adequado no curral antes do abate bovino e as descobertas oriundas de um sítio-escola de arqueologia em Barcarena (PA).
Acesse a edição 176 no site do Beira do Rio.