O Laboratório de Etnomusicologia da Universidade Federal do Pará (LabEtno) realiza, neste domingo (26), das 9h às 14h, a Exposição “LabEtno de Portas Abertas”. Promovido anualmente, o evento pretende divulgar as pesquisas realizadas pelo laboratório, de forma contextualizada, à população em geral. A edição deste ano ocorrerá no Instituto de Ciências da Arte (ICA), localizado na Praça da República, e reunirá mostras em formatos diversos, como exposições fotográficas, performances musicais, artefatos musicais e uso de mídias e tecnologias digitais.
Vinculado à Escola de Música (Emufpa), à Faculdade de Música (Famus) e ao Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGARTES), o Laboratório de Etnomusicologia da UFPA busca fomentar e produzir conhecimento sobre as diversas práticas musicais existentes na região amazônica.
O principal diferencial da perspectiva etnomusicológica é o enfoque na construção do som. Com base nela, a música é entendida como um produto de relações sociais e culturais, indissociável do contexto em que está inserida.
“Entender o contexto das práticas musicais nos permite compreender, com mais profundidade, a construção das identidades sociais e culturais de um lugar e, assim, encontrar outros caminhos para a valorização e preservação da música produzida na Amazônia”, explica Saulo Caraveo, professor da Famus e responsável pela organização da exposição deste ano.
A Exposição “LabEtno de Portas Abertas” é gratuita e será realizada no dia 26 de outubro (domingo), a partir das 9h, no Instituto de Ciências da Arte (ICA), na Praça da República.
Programação – O LabEtno abriga e reúne o acervo do Grupo de Pesquisa Música e Identidade na Amazônia (GPMIA) e do Grupo de Estudos sobre Música no Pará (Gempa), cujas produções etnomusicológicas estarão presentes na exposição.
Algumas das temáticas trabalhadas pelo laboratório este ano que integrarão a exposição são: “Circuito de Carimbó da Região da Água Doce, em Marapanim – PA”; “Mãe do Rio em Contos e Cantos: perspectivas etnomusicológicas de um musical numa escola amazônica”; “Rotas Negras: a musicalidade do Maranhão ao Pará” e “Amazônia Sampleada: música e cultura digital”. O evento também contará com uma roda de carimbó e apresentação ao vivo do grupo Tuna Universitária da Amazônia (Tunama UFPA).
“O LabEtno e seus pesquisadores fazem um trabalho de pesquisa em música muito importante, principalmente por iluminar alguns caminhos pouco percorridos ou nunca percorridos por pesquisas anteriores: propor novos olhares para as práticas musicais populares na Amazônia e, principalmente, amplificar as vozes de seus praticantes. As pesquisas desta edição estão belíssimas e tenho certeza de que o público vai apreciar, com gosto, todas as exposições”, assegura o professor Saulo Caraveo.
Serviço:
LabEtno de Portas Abertas
Data: 26 de outubro de 2025, às 9h
Onde: Instituto de Ciências da Arte (ICA), Praça da República
Entrada gratuita
