O Laboratório de Engenharia Biológica da Universidade Federal do Pará (ENGBIO/UFPA) está selecionando propostas para sequenciamento genético de microrganismos amazônicos, como bactérias, arqueias e fungos. A iniciativa, que faz parte do Projeto Iwasa’i, tem como objetivo democratizar o acesso a tecnologias de sequenciamento de genomas na Amazônia. As propostas contempladas terão acesso gratuito ao sequenciamento realizado na Plataforma Illumina NextSeq 2000, um equipamento de alta performance presente em apenas algumas instituições da América Latina.
“A empresa Illumina é líder de mercado global em sequenciamento de DNA, e a plataforma NextSeq2000 é um dos seus equipamentos mais versáteis e robustos, fornecendo dados de alta qualidade a um custo acessível. Com o edital, a gente espera aumentar o uso de plataformas abertas (multiusuárias) na região, para ajudar pesquisadores a obterem o genoma desses micro-organismos. Considerando que muitos dos dados obtidos serão utilizados em dissertações e teses, isso ajudará a formar recursos humanos nessa área e a aumentar o conhecimento sobre a microbiodiversidade amazônica”, destaca Diego Assis, professor da Universidade Federal do Pará e integrante do ENGBIO.

Como se inscrever – A seleção é voltada para pesquisadores vinculados a Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) dos nove estados da Amazônia Legal (Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins). Serão contempladas até 96 propostas e, além de receberem os dados brutos do sequenciamento, os pesquisadores selecionados também terão a oportunidade de participar de um treinamento em montagem e anotação de genomas, com o intuito de capacitá-los para a análise dos resultados.
“Existem muitos pesquisadores na Amazônia que fazem trabalhos importantes com microrganismos isolados da nossa região. Entretanto muitos deles não têm acesso a essas tecnologias de ponta, pois são caras e complexas. O objetivo [da chamada] é prestar solidariedade científica a estes pesquisadores e oferecer a oportunidade de realizar sequenciamento genômico de alta qualidade e ser treinado no uso e na análise de dados dessa plataforma, democratizando o conhecimento e impulsionando as pesquisas científicas na Amazônia”, acrescenta o pesquisador Diego Assis.
As inscrições terminam dia 30 de setembro e devem ser realizadas exclusivamente por meio do formulário eletrônico disponível no site do ENGBIO.
Critérios de elegibilidade – Para as propostas serem elegíveis, os microrganismos devem ter sido isolados de ambientes do bioma Amazônia, e o DNA genômico que será enviado precisa atender a critérios específicos, detalhados no edital. Além disso, a pesquisa deve estar devidamente cadastrada no Sistema Nacional de Gestão do Patrimônio Genético e do Conhecimento Tradicional Associado (SisGen) e, quando aplicável, em sistemas como Sisbio, CEP ou CEUA. A seleção será dividida em duas etapas, também detalhadas no edital da chamada.
Sobre o Projeto Iwasa’i – Vinculado ao ENGBIO e coordenado pelo professor Artur Silva (ICB/UFPA), o Projeto Iwasa’i é financiado pelo CNPq e busca implementar um centro de pesquisa e inovação biotecnológica na UFPA, com foco no aproveitamento da biodiversidade microbiana amazônica. A iniciativa reúne 36 pesquisadores de 17 instituições (14 da Amazônia Oriental) e tem como foco impulsionar a biotecnologia com base na microbiodiversidade amazônica.
Serviço:
Seleção de propostas para sequenciamento genético de microrganismos amazônicos
Inscrições via formulário virtual
Prazo para inscrições: 30 de setembro de 2025
Para mais informações, acesse o edital completo ou entre em contato pelo e-mail engbiopct@gmail.com.