Laboratório de Demonstrações da UFPA completa duas décadas de atividades voltadas à divulgação científica na Amazônia

A fim de promover o avanço da alfabetização científica na Região Amazônica, há 20 anos o Laboratório de Demonstrações (Labdemon) da UFPA desempenha atividades com o intuito de despertar o interesse do público para a prática da Física, assim como das ciências em geral e, dessa forma, estimular os estudantes para a escolha por carreiras profissionais no ramo da ciência e tecnologia. Para realizar suas atividades, o Labdemon conta com uma equipe formada especialmente por professores e estudantes da Faculdade de Física e de outros cursos da Universidade Federal do Pará.

As ações educativas do Laboratório de Demonstrações contam com mais de 100 equipamentos interativos adquiridos de empresas especializadas para a realização de atividades diárias, como a recepção de grupos de visitantes e atividades semanais, como o “Clube da Experimentação” e o “Clube da Robótica”. O espaço possui, ainda, centenas de equipamentos de baixo custo construídos pela própria equipe do Labdemon, que estão distribuídos em seis módulos de apresentação: Mecânica dos Sólidos, Mecânica dos Fluidos, Ondulatória, Eletromagnetismo, Óptica e Física Moderna.

Fotografia mostra um jovem em cima de uma bicicleta de cor predominantemente roxa. Ele está com os olhos próximo à tela laranja de um equipamento encaixado diretamente no veículo.

“Divulgar e popularizar a ciência na Amazônia tem sido um grande desafio encarado pelo Labdemon/UFPA, visando à inserção da ciência na cultura regional, contribuindo para melhor compreensão do mundo e, consequentemente, para o crescimento socioeconômico e para a preservação ambiental desta região que abriga parte considerável da biodiversidade do planeta”, ressalta o professor e coordenador do Laboratório de Demonstrações, Luís Carlos Bassalo Crispino.

Embora o Laboratório de Demonstrações tenha iniciado suas atividades com o intuito de auxiliar os discentes dos cursos de graduação com as práticas obtidas em sala de aula dentro da   Universidade, com o passar dos anos, o espaço de experimentos também passou a receber estudantes das redes de ensino fundamental, médio, técnico e superior do estado do Pará, além da população em geral que possui interesse em uma abordagem mais lúdica nas áreas da ciência e tecnologia.

Fotografia retrata uma sala de aula. No primeiro plano da imagem, um homem está segurando uma garrafa com um líquido transparente e um acessório verde dentro. Logo atrás, os alunos estão sentados e boquiabertos olhando para o objeto à sua frente.

Labdemon completa 20 anos – Neste ano, o Laboratório de Demonstrações da UFPA completa 20 anos desde a sua fundação, sendo um dos principais espaços da Amazônia que surgiram com o propósito de possibilitar uma interação direta do público com experiências envolvendo conhecimentos científicos. Atualmente, o Centro de Ciências também conta com um canal no YouTube que oferta mais de 400 vídeos de experimentos voltados à comunidade virtual que se interessa por aprendizados em Física e em outras disciplinas da área de ciências da natureza.

“Realizar estes vinte anos de atividades do Labdemon/UFPA tem sido uma grande satisfação. Não teríamos conseguido sem o apoio institucional da UFPA, assim como de agências de fomento brasileiras, com destaque para o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), pelo que somos imensamente gratos”, finaliza o professor Luís Carlos Bassalo Crispino.

TEXTO: Victoria Rodrigues – Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA

FOTOS: Divulgação