Laboratório de Memória faz evento especial de 10 anos com lançamento de livro

"cartaz

No próximo dia 20 de março, o Laboratório de Memória e Patrimônio Cultural (Lamemo) da UFPA vai comemorar seus 10 anos de fundação, com uma programação especial. O Seminário Lamemo 10 contará com mesas de debate e o lançamento do livro Hospitais e Saúde no Oitocentos: diálogos entre Brasil e Portugal. O evento, que é aberto ao público, será realizado no auditório da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU). A lotação está sujeita à capacidade do local.

O Laboratório de Memória e Patrimônio Cultural visa contribuir para que as cidades paraenses possam ser construídas, valorizando sua memória e heranças culturais. “A ênfase das pesquisas e ações do Lamemo se dá para a relação entre a população e os valores atribuídos ao patrimônio, de modo que todas as pesquisas e atividades de extensão se baseiem no lema de que ‘um lugar só é entendido como patrimônio se for objeto de valor afetivo das pessoas que com ele se relacionam’. Do contrário, teremos apenas processos técnicos e normas restritivas que pouco influem para a real permanência das referências arquitetônicas das cidades”, explica a professora Cybelle Miranda, coordenadora do Laboratório.

Para valorizar todas as pesquisas que têm sido feitas sobre o tema da Arquitetura Assistencial e Saúde nos últimos 10 anos, a programação será direcionada para a exposição de trabalhos pioneiros neste âmbito. A Arquitetura da saúde envolve hospitais, Instituições de Pesquisa e Acolhimento de pessoas que buscam tratamento, físico e mental.

Programação – Às 9h, ocorrerá a mesa de abertura do evento, com o tema “Estudos sobre o Patrimônio da saúde: diálogos entre a Antropologia e a Arquitetura”. O evento seguirá com diversas mesas durante o dia, com os temas “Hospitais como temática: Trabalhos de Conclusão de Curso em Arquitetura”, “O Patrimônio da saúde entre a Etnografia e a História da Arte”, “Repercussões na tecnologia da construção; Forros na Arquitetura Hospitalar em Belém e Portugal e o Estuque decorativo eclético”.

No período da tarde, às 15h, será realizada a última mesa do evento, cujo tema “Hospitais e Saúde no Oitocentos – diálogos entre Brasil e Portugal” também é o nome do livro que será lançado no mesmo dia. Ao fim do evento, às 17h, haverá uma sessão de autógrafos com a presença dos organizadores da coletânea, professora Cybelle Miranda (UFPA), do professor Renato da Gama-Rosa Costa (FioCRuz) e de autores do livro.

Hospitais e Saúde no Oitocentos: diálogos entre Brasil e Portugal – O livro sintetiza quase uma década de estudos que integram pesquisadores de diferentes regiões brasileiras a pesquisadores portugueses, num diálogo sobre estudos entre arquitetura, urbanismo, patrimônio cultural e saúde.

Os estudos tiveram como foco os hospitais brasileiros e portugueses construídos no século XIX e na influência reversa da arquitetura do classicismo imperial brasileiro na arquitetura portuguesa. Os hospitais estudados abrangem as cidades de Belém edo  Rio de Janeiro, além das cidades portuguesas de Lisboa, Porto e Fafe.

A importância da obra, segundo a professora, vai além de testemunhos sobre hospitais e saúde no século XIX. “Esses capítulos expressam o compromisso desse grupo de pesquisadores com a valorização da memória social, particularmente em prol do reconhecimento do patrimônio material e imaterial da saúde, em cada lado dessa experiência transatlântica”. Exemplares serão vendidos durante o evento, pelo valor de R$40 reais.

Lamemo – O Laboratório de Memória e Patrimônio Cultural foi criado em 5 de março de 2009. Vinculado à FAU, vem se dedicando a atividades de pesquisa e extensão que visam à formação dos graduandos e dos pós-graduandos em Arquitetura, para a preservação do patrimônio arquitetônico no Pará, bem como dar visibilidade às ações para a comunidade.

O Lamemo começou com uma pesquisa sobre a história do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPA. O laboratório, que conta com a participação de professores da FAU, estabeleceu parcerias nacionais e internacionais com a FAU/USP, a USP/São Carlos, o IPHAN, a Fundação Oswaldo Cruz, o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e o Instituto de História da Arte e o Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas da Universidade de Lisboa.

Em 2017, realizou, no Museu do Estado do Pará, a Exposição “Como ser moderno e restaurar o antigo”, resultante do Prêmio Proex de Arte e Cultura 2016, que permitiu levar ao público o acervo doado pela família de Roberto de La Rocque Soares, um dos primeiros arquitetos formados pelo curso de Arquitetura da UFPA e pioneiro na restauração de monumentos no Pará.

O Laboratório também está envolvido na organização e na composição de diversos livros, em formato impresso e e-books, com os resultados das pesquisas realizadas pelo Lamemo.

Serviço:
Seminário Lamemo 10
Data: 20 de março
Local: Auditório da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU/UFPA)

Texto: Rafael Miyake – Assessoria de Comunicação da UFPA