Nesta terça-feira (17), a Universidade Federal do Pará (UFPA) e a Norte Energia realizam a apresentação do Poraquê, catamarã elétrico desenvolvido por meio de um Projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, da empresa, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A escolha do nome é uma alusão ao peixe elétrico característico da região amazônica. A viagem inaugural ocorrerá nas águas do Rio Guamá, partindo da orla da Universidade.
O catamarã, primeiro barco elétrico e totalmente sustentável da região, é movido a energia solar e tem capacidade para transportar 25 passageiros e dois tripulantes, além de contar com espaço para cadeirantes, com plataformas de acesso nos três pontos de embarque e desembarque. A expectativa é que atenda a cerca de mil passageiros por dia, entre estudantes, servidores da Universidade e pessoas que utilizam os serviços da instituição. O projeto é inédito e traz inovações tecnológicas, apresentando uma alternativa sustentável e acessível para descarbonizar o transporte fluvial na capital da COP 30.
O catamarã Poraquê integra o Sima – Sistema Inteligente Multimodal da Amazônia, que também é resultado do Projeto de PDI da empresa, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica. A ideia é que a embarcação complemente, no futuro, o transporte interno na Universidade, que já é feito por dois ônibus elétricos, usados como “circular” no Campus Guamá, em Belém, e no transporte de professores e estudantes da capital ao Campus Castanhal, criando o primeiro corredor verde da Amazônia. Juntos, os dois modais transportarão cerca de 2 mil pessoas por dia e evitarão a emissão de 6 toneladas de CO2, anualmente, na atmosfera. O projeto também conta com a parceria do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPQD) e das Empresas ABB e BYD.