O Laboratório de Pesquisas em Memória e História da Educação (LAPEM), do Núcleo de Educação Básica (NEB) da UFPA realizará na próxima terça feira, dia 21, um debate sobre a influência das doenças nas políticas educacionais. O objetivo do evento é discutir como diferentes cenários de epidemias e pandemias apresentaram questões educacionais para a humanidade no passado.
“Buscaremos, a partir das falas dos expositores uma visão ampla acerca das doenças na história, em especial da implantação da doutrina higienista no Estado”, explica o professor Alberto Damasceno, coordenador do LAPEM.
Cada um dos expositores tratará de um tema: João Lúcio Mazzini falará da epidemia da varíola em Belém; Gercina Ferreira vai abordar a hanseníase e outras doenças, principalmente entre mulheres; Raul Ventura Neto tratará da influência higienista na arquitetura hospitalar; e Alberto Damasceno fará uma reflexão acerca dos aspectos políticos desses acontecimentos na história. O seminário será mediado pela vice-coordenadora do LAPEM, Monika Reschke.
“A ideia é produzirmos um ambiente com elementos que nos sirvam para a compreensão e análise das influências dessas doenças no âmbito das políticas educacionais do momento presente e o que essa pandemia do Coronavírus nos deixará de herança para tempos futuros”, conta o professor Alberto Damasceno.
O evento é gratuito e aberto ao público, e será transmitido através da plataforma Google Meet neste link a partir das 15h de terça-feira.
Serviço:
Debate Pandemia e Educação
Data: 21/07
Hora: 15h
Plataforma: Google Meet
Texto: Rafael Miyake – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação