Livro reúne pesquisas sobre arquitetura “raio que o parta”

A fim de apresentar um estudo sobre a identificação de arquiteturas históricas da capital paraense, será lançado nesta terça-feira, 26 de março, o livro “Raio que o Parta – Uma arquitetura marcante no Pará”, voltado aos profissionais da Arquitetura, Artes e aos interessados na área das Ciências Humanas, no auditório Eneida de Moraes, localizado no Palacete Faciola, em Belém. A obra é fruto de 15 anos de estudos sobre o tema no Laboratório de Memória e Patrimônio Cultural (Lamemo) e envolve pesquisas de iniciação científica, mestrado e doutorado desenvolvidas na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) e no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU) da Universidade Federal do Pará (UFPA).

O objetivo do livro é apresentar a arquitetura “raio que o parta”, uma das estruturas históricas mais conhecidas no estado, caracterizada por estar presente em diversas fachadas de casas com mosaicos de azulejos em formatos geométricos coloridos e, a partir disso, valorizar a importância da preservação desses espaços enquanto patrimônio cultural paraense. A obra está dividida em três capítulos: 1. Caracterizando o Raio que o Parta, 2. Percepções do lado de dentro, 3. Metamorfose – o Raio que o Parta como referência cultural paraense, além das considerações finais “Patrimonializar ou Não? Será mesmo essa a questão?”.

“O livro visa informar e formar um público apto a reconhecer e valorizar estas arquiteturas que tem um caráter enraizado em nossa cultura. A ideia é contribuir para que os moradores e usuários reconheçam essa arquiteturas enquanto parte da cultura paraense e venham a preservá-las. Além de Belém, estas arquiteturas foram construídas em cidades da Ilha do Marajó, Abaetetuba, Santarém, Cametá e em outras cidades do Pará. Nosso intuito é tratar o tema da Arquitetura em sua dimensão material e imaterial, e ressaltar a importância da memória para a preservação da cultural local”, destaca a professora Cybelle Miranda, vinculada à Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFPA.

Card carrega reprodução da capa da capa do livro. Tem fundo branco e rodapé verde. A capa do livro traz em destaque, ocupando quase metade do espaço, a fotografia da fachada de uma residência. A casa tem uma grande janela e porta, é pintada de amarelo e vermelho e tem uma estrutura superior coberta por pequenos mosaicos. A casa tem um jardim à frente. A parte suprior da capa do livro traz o nome dos autores " Cybelle Salvador Miranda, Laura Caroline de Carvalho da Costa e Ronaldo Nonato Marques de Carvalho", abaixo o título da obra: "Raio que o parta, uma arquitetura marcante no Pará". O rodapé do livro, na cor preta, traz o nome da editora: Blucher Open Access.

Sobre a produção da obra – O livro “Raio que o Parta – Uma arquitetura marcante no Pará” foi produzido pelos autores Cybelle Miranda da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) e do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU) da UFPA; Laura Costa, professora do Instituto Federal do Pará (IFPA); e Ronaldo Marques de Carvalho, professor titular aposentado da FAU da Universidade Federal do Pará (UFPA). O prefácio foi escrito pela professora Cristiane Rose Duarte do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura (Proarq) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a edição foi realizada pela Editora Blucher.

Na produção da obra, ainda foram empregadas várias fotografias de arquiteturas de diferentes lugares no estado, que representam tanto as construções que perduram na região, quanto as que foram destruídas com o passar do tempo. “As imagens expostas trazem memórias de arquiteturas já desaparecidas, além das que ainda sobreviveram, como modo de registro e alerta para o crescente processo de demolição dessas arquiteturas”, finaliza a professora da UFPA Cybelle Miranda.

Serviço:
Lançamento do Livro “Raio que o Parta – Uma arquitetura marcante no Pará”
Data: 26 de março
Horário: a partir das 17h
Local: Auditório Eneida de Moraes (Palacete Faciola)

TEXTO: Victoria Rodrigues – Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA

FOTOS: Cybelle Miranda (Lamemo)