Longa “Para ter onde ir”, de Jorane Castro, é exibido gratuitamente na UFPA

"banner

Nesta quarta-feira, 26 de setembro, a UFPA exibe Para Ter Onde Ir (2016), primeiro longa-metragem da cineasta paraense Jorane Castro. A exibição do filme faz parte do projeto iniciado pela Reitoria da Universidade, em janeiro de 2018, que oferece sessões de cinema gratuitas à comunidade acadêmica e à população em geral. O filme contém legenda e idioma em português e o bate-papo será acessível em Libras.

"corpoPara Ter Onde Ir apresenta três mulheres com diferentes visões sobre a vida e o amor: Eva (Lorena Lobato), mulher madura e pragmática; Melina (Ane Oliveira), mulher livre e sem compromissos; e Keithylennye (Keila Gentil), jovem ex-dançarina de tecnobrega/tecnomelody. Juntas, seguem em uma viagem que parte de um cenário urbano para outro onde a natureza bruta prevalece. No caminho, os acontecimentos vividos separadamente pelas três revelam as incertezas e os diferentes sentidos daquela viagem para cada uma.

"corpoAfetos, sentimentos e memórias – Filmado entre abril e maio de 2015, em Belém e Salinópolis, o filme segue o fluxo das personagens com seus afetos, sentimentos e memórias, por meio de uma narrativa costurada pela trilha musical, seja pelo ritmo contemporâneo do tecnobrega, seja pelo ritmo já clássico do brega paraense, além de músicas originais compostas para o longa. Com fotografia de Beto Martins e direção de arte de Rui Santa-Helena, o filme é influenciado pela tradição da fotografia paraense, especialmente por Miguel Chikaoka e Luiz Braga.

"corpoCineasta – Roteirista e diretora, Jorane Castro nasceu em Belém e é docente do curso de Bacharelado em Cinema e Audiovisual da Faculdade de Artes Visuais do Instituto de Ciências da Arte (ICA) da UFPA. Formou-se em Cinema e Audiovisual pela Universidade de Paris 8 (França) e estudou Roteiro na EICTV (Cuba). Dirigiu mais de vinte filmes, entre documentários e ficções, que têm se destacado no cenário internacional. Seus filmes foram premiados no Festival de Films de Femmes (Créteil, França 2001), no Festival Internacional de Larissa (Grécia 2002) e em festivais brasileiros, como o Festival de Gramado (Rio Grande do Sul), Guarnicê de Cine-Vídeo de São Luiz (Maranhão), Festival de Belém do Cinema Brasileiro (Pará), Festival de Cinema de Maringá (Paraná), entre outros.

PremiadoPara Ter Onde Ir foi premiado no 40º Festival Guarnicê (2017, São Luís, MA), como melhor direção, trilha sonora, atriz coadjuvante e desenho de som. Também recebeu menção honrosa no Festival Internacional de São Tomé e Príncipe, em 2017.

Após a exibição do filme, haverá bate-papo com a diretora Jorane Castro, com a atriz e cantora Keila Gentil, que interpreta a personagem Keithylennye, no longa, e com o professor e crítico de cinema Marco Antonio Moreira.

Serviço:
Exibição do filme Para Ter Onde Ir
Dia: 26 de setembro, às 15h30
Local: Centro de Eventos Benedito Nunes – Campus Básico da UFPA, Guamá, Belém
Entrada franca até a lotação do auditório
Classificação indicativa: não recomendado para menores de doze anos

Texto: Divulgação
Fotos: Octavio Cardoso