Nesta quarta-feira, 26 de setembro, a UFPA exibe Para Ter Onde Ir (2016), primeiro longa-metragem da cineasta paraense Jorane Castro. A exibição do filme faz parte do projeto iniciado pela Reitoria da Universidade, em janeiro de 2018, que oferece sessões de cinema gratuitas à comunidade acadêmica e à população em geral. O filme contém legenda e idioma em português e o bate-papo será acessível em Libras.
Para Ter Onde Ir apresenta três mulheres com diferentes visões sobre a vida e o amor: Eva (Lorena Lobato), mulher madura e pragmática; Melina (Ane Oliveira), mulher livre e sem compromissos; e Keithylennye (Keila Gentil), jovem ex-dançarina de tecnobrega/tecnomelody. Juntas, seguem em uma viagem que parte de um cenário urbano para outro onde a natureza bruta prevalece. No caminho, os acontecimentos vividos separadamente pelas três revelam as incertezas e os diferentes sentidos daquela viagem para cada uma.
Afetos, sentimentos e memórias – Filmado entre abril e maio de 2015, em Belém e Salinópolis, o filme segue o fluxo das personagens com seus afetos, sentimentos e memórias, por meio de uma narrativa costurada pela trilha musical, seja pelo ritmo contemporâneo do tecnobrega, seja pelo ritmo já clássico do brega paraense, além de músicas originais compostas para o longa. Com fotografia de Beto Martins e direção de arte de Rui Santa-Helena, o filme é influenciado pela tradição da fotografia paraense, especialmente por Miguel Chikaoka e Luiz Braga.
Cineasta – Roteirista e diretora, Jorane Castro nasceu em Belém e é docente do curso de Bacharelado em Cinema e Audiovisual da Faculdade de Artes Visuais do Instituto de Ciências da Arte (ICA) da UFPA. Formou-se em Cinema e Audiovisual pela Universidade de Paris 8 (França) e estudou Roteiro na EICTV (Cuba). Dirigiu mais de vinte filmes, entre documentários e ficções, que têm se destacado no cenário internacional. Seus filmes foram premiados no Festival de Films de Femmes (Créteil, França 2001), no Festival Internacional de Larissa (Grécia 2002) e em festivais brasileiros, como o Festival de Gramado (Rio Grande do Sul), Guarnicê de Cine-Vídeo de São Luiz (Maranhão), Festival de Belém do Cinema Brasileiro (Pará), Festival de Cinema de Maringá (Paraná), entre outros.
Premiado – Para Ter Onde Ir foi premiado no 40º Festival Guarnicê (2017, São Luís, MA), como melhor direção, trilha sonora, atriz coadjuvante e desenho de som. Também recebeu menção honrosa no Festival Internacional de São Tomé e Príncipe, em 2017.
Após a exibição do filme, haverá bate-papo com a diretora Jorane Castro, com a atriz e cantora Keila Gentil, que interpreta a personagem Keithylennye, no longa, e com o professor e crítico de cinema Marco Antonio Moreira.
Serviço:
Exibição do filme Para Ter Onde Ir
Dia: 26 de setembro, às 15h30
Local: Centro de Eventos Benedito Nunes – Campus Básico da UFPA, Guamá, Belém
Entrada franca até a lotação do auditório
Classificação indicativa: não recomendado para menores de doze anos
Texto: Divulgação
Fotos: Octavio Cardoso