Maior mostra de cinema universitário do Norte, Festival Toró chega à SBPC

Para difundir a produção audiovisual universitária no país, a 76º Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) recebe o Festival de Cinema Toró como parte da sua programação, que segue até o dia 12 de julho, no Campus Guamá da UFPA. Durante toda a semana do evento, diversos curta-metragens podem ser vistos na Tenda Cultural da SBPC.

O Festival Toró foi criado como um projeto de extensão da Faculdade de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Pará (UFPA). Dividido em três categorias: ficção, documentário e filme experimental, o festival conta com 60 curtas-metragens universitários de todas as regiões do país, além de um filme produzido em Cuba.

“Este formato de mostra e festival, como o Toró, é bem importante para difundir a produção universitária. A gente sabe que o cinema universitário no Brasil é muito rico, existe muita produção desse cinema no país, mas ele ainda depende muito de espaços perenes de difusão, principalmente no caso dos festivais”, comenta o professor Alex Damasceno, diretor da mostra e professor da  Faculdade de Cinema e Audiovisual da UFPA.

Os 60 filmes foram selecionados, em 2023, por estudantes do curso de Cinema e Audiovisual  que fizeram parte da 7ª edição do festival. Entre os escolhidos, 51 filmes passaram pela mostra competitiva, e nove filmes foram produzidos dentro do curso e exibidos fora da competição.

“Todos os filmes são muito importantes, porque eles representam bem esse panorama da produção universitária nacional na sua diversidade. Em todas as sessões da mostra, tem filmes produzidos pela UFPA, e eu acho que é algo que pode interessar bastante o público”, aponta Alex Damasceno.

Para quem tiver interesse em conhecer essa produção universitária completa, a exibição dos curtas segue sendo realizada na Tenda Cultural da SBPC, nos horários 9h e 13h, nos dias 11 e 12 de julho, e às 13h, no último dia do evento, 13 de julho.

Toró 2024 – O Toró é o maior e mais duradouro festival de cinema universitário da Região Norte e atualmente está na 8ª edição. As inscrições para a próxima edição começam no dia 15/7 e seguem até dia 15/8. Podem participar estudantes universitários de qualquer curso e qualquer região do país. Para mais informações, acompanhe a página do projeto.

TEXTO: Karinne Homci - Comissão Local de Comunicação da 76ª da Reunião Anual da SBPC

FOTOS: Daniel Vinagre

ODS 4 - Educação de Qualidade