Equilibrar a vida acadêmica e a saúde mental nem sempre é fácil. Além das demandas cotidianas da vida adulta, o estudante universitário precisa dar conta de aulas, provas e prazos subsequentes, o que, muitas vezes, pode levá-lo a experienciar sensações de sobrecarga, estresse e desmotivação. Por reconhecer esses desafios e a importância de oferecer apoio emocional à comunidade, o Grupo de Pesquisa em Psicologia do Esporte e Exercício do campus Castanhal (GPPEE-UFPA) lançou o “Manual da Saúde Mental: um guia para o estudante”.
O manual reúne informações sobre recursos de apoio, projetos e programas voltados ao bem-estar e à saúde mental dos estudantes universitários na UFPA e tem como principal objetivo ampliar a visibilidade desses serviços e facilitar o acesso da comunidade ao suporte necessário durante a vida acadêmica. Ele também oferece dados, dicas sobre comportamentos que podem impactar a saúde mental e indicações de redes de suporte disponíveis na Universidade.
“O manual que desenvolvemos auxilia os universitários a entender como e onde encontrar esse suporte de acolhimento dentro do campus. Muitas vezes, só de compartilhar essas dificuldades com um profissional, os estudantes já conseguem enxergar saídas que não estavam visíveis antes. Reconhecer esses desafios é o primeiro passo para buscar ajuda”, explica Daniel Pires, professor da UFPA e coordenador do grupo de pesquisa.
Parceria Internacional – O “Manual da Saúde Mental: um guia para o estudante” foi desenvolvido em parceria com o Laboratório de Neurociência do Exercício (LaNEx) da UFRJ e no contexto do Projeto internacional Unilife-M, que investiga a relação entre estilo de vida e saúde mental em universitários ao redor do globo e atua em 22 países, estabelecendo centros participantes nas universidades parceiras. Cada centro participante foi responsável por elaborar sua versão adaptada às demandas locais, com o objetivo de consolidar uma rede global de apoio, com informações e recursos para promover o bem-estar mental dos estudantes em todo o país.
De acordo com o professor Daniel Pires, abordar e estudar a saúde mental no contexto acadêmico-estudantil é fundamental, pois esse período de vida apresenta desafios específicos que podem impactar o bem-estar dos estudantes.
“É comum, por exemplo, sentir ansiedade antes das provas, culpa por não conseguir acompanhar o ritmo das disciplinas ou uma preocupação exagerada com o futuro. Muitos alunos acabam normalizando se sentir assim e não procuram ajuda, mas é importante que os estudantes trabalhem esse autocuidado de perceber que, quando esses sentimentos persistem por dias ou semanas e começam a afetar o sono, a alimentação, o rendimento acadêmico ou os relacionamentos, é um sinal importante de que o corpo e a mente estão pedindo atenção”, alerta o pesquisador.
Com acesso aberto a todos, o “Manual da Saúde Mental: um guia para o estudante” pode ser conferido aqui e na página do Grupo de Pesquisa em Psicologia do Esporte e Exercício (GPPEE-UFPA).