Estão abertas as matrículas para o ensino médio integrado com cursos técnicos da Escola Estadual de Educação Tecnológica (EETEPA) Doutor Celso Malcher, localizada dentro do Parque de Ciência e Tecnologia do Guamá (PCT-Guamá). As 240 vagas disponibilizadas são para os cursos técnicos de Informática, Informática para Internet, Meio Ambiente e Segurança do Trabalho, com turmas previstas para os turnos da manhã e da tarde.
Inaugurada em 2018, a EETEPA Doutor Celso Malcher possui uma nova infraestrutura de salas de aulas, laboratório de informática, quadra de esportes, auditório, entre outros aparatos de ensino. Situada na área do PCT-Guamá, a ideia dos gestores de abrigar a escola neste local é para aumentar cada vez mais a interação entre o ambiente de ensino e o universo de laboratórios, empresas e startups de perfil inovador residentes no Parque. Os estudantes também contam com sistema de transporte gratuito com o ônibus circular da Universidade Federal do Pará, que facilita o deslocamento para paradas e terminais de ônibus.
Matrícula para o ensino médio integrado – Para fazer a matrícula, os estudantes devem comparecer à escola com o original e a cópia dos seguintes documentos: Cadastro de Pessoa Física (CPF), Registro Geral (RG), Certidão de Nascimento, Certificado de Conclusão e Histórico Escolar do Ensino Fundamental, comprovante de residência e duas fotos 3×4. Os documentos devem ser entregues até o dia 24 de janeiro e, para pleitear uma das vagas, o candidato deve ter idade de, no máximo, 17 anos e 11 meses.
Cursos técnicos subsequentes – Jovens e adultos que já concluíram o ensino médio e buscam formação técnica também podem concorrer a uma vaga de curso técnico subsequente na EETEPA Doutor Celso Malcher. As inscrições podem ser realizadas on-line até o dia 20 de janeiro, aqui. O curso técnico subsequente é destinado a quem concluiu o ensino médio e busca formação técnica, de modo a qualificar jovens para o primeiro emprego, assim como adultos em busca de novas oportunidades no mundo do trabalho. São oferecidas 120 vagas, distribuídas entre os cursos de Informática para Internet, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente.
Para concorrer às vagas, os candidatos serão avaliados de acordo com seu desempenho nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Eles terão a possibilidade de escolher a pontuação de um dos três anos, entre 2016 e 2018. Quem não fez as provas também pode se candidatar ao processo seletivo, mas será avaliado por outros critérios. Há também um percentual de vagas destinadas a pessoas com deficiência (PcD).
PCT-Guamá – O Parque de Ciência e Tecnologia do Guamá é um espaço resultante de uma parceria entre as Universidades Federal do Pará (UFPA) e Federal Rural da Amazônia (UFRA) e o Governo do Pará. Foi o primeiro parque tecnológico a entrar em operação na Amazônia. Tem como objetivo estimular a pesquisa aplicada, o empreendedorismo inovador, a prestação de serviços e a transferência de tecnologia para o desenvolvimento de produtos e serviços competitivos de maior valor agregado. Com uma área de 72 mil metros quadrados, o PCT- Guamá reúne, atualmente, centros e laboratórios tecnológicos, empresas, startups, instituições de pesquisa e grupos residentes e, mais recentemente, a escola Celso Malcher.
Serviço:
Matrículas para o ensino médio integrado e para cursos técnicos subsequentes da Escola Técnica Celso Malcher
Matrículas no ensino médio integrado: por ordem de chegada e presencialmente, até o dia 24 de janeiro.
Matrículas em cursos técnicos subsequentes: on-line, até o dia 20 de janeiro.
Mais informações estão disponíveis no site da Secretaria Estadual de Educação (Seduc).
Texto: Adams Mercês – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Lucas Brito