No dia 30 de setembro, às 9h, o Mercedários UFPA vai receber a exibição do documentário 8 de janeiro: Memória, Restauração e Democracia, seguida de debate com Michael Kerr (UFPel), diretor do filme, e Andrea Bachettini (UFPel), coordenadora do projeto de recuperação de obras depredadas durante os atos antidemocráticos de 2023 no Palácio do Planalto.
O filme, produzido pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), por meio do curso de Cinema e Audiovisual e do Laboratório Aberto de Conservação e Restauração de Pintura (Lacorpi), do curso de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis – UFPel, em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e a Diretoria Curatorial dos Palácios Presidenciais (DCPP), registra o processo de restauração de obras de arte e reflete sobre o papel da preservação do patrimônio cultural na defesa da democracia.
Durante o encontro, além da exibição do documentário, haverá um debate com a presença de membros da equipe técnica e acadêmica responsável pela restauração, que irão compartilhar experiências sobre o trabalho realizado no Palácio da Alvorada e discutir as implicações simbólicas e democráticas da preservação do patrimônio cultural brasileiro.
A iniciativa busca sensibilizar a comunidade acadêmica e o público em geral para a compreensão de que a restauração das obras vai além da preservação material: representa também um gesto de resistência, reconstrução simbólica e fortalecimento dos valores democráticos.
Serviço:
Exibição e debate do documentário 8 de janeiro: Memória, Restauração e Democracia
Data: 30 de setembro de 2025, às 9h.
Local: Auditório do Mercedários UFPA – Blvd. Castilhos França, s/n, em frente à entrada de carros da Estação das Docas – Campina, Belém.
Inscrições: via formulário virtual.