Para celebrar os 410 anos de Belém, a Universidade Federal do Pará (UFPA) fará parte, no dia 11 de janeiro, de uma atividade que vai ocupar o centro histórico da cidade. Em parceria com o professor Michel Pinho, a programação contará com uma aula pública inédita, na qual será abordado a relação da Cabanagem com o patrimônio histórico da capital paraense. A aula será realizada durante uma caminhada que seguirá até o Mercedários, onde haverá uma programação cultural. O evento é gratuito e sem a necessidade de inscrição prévia.
A atividade terá início às 8h, com uma caminhada que sairá do Palácio Lauro Sodré, seguindo um percurso guiado por espaços diretamente ligados aos acontecimentos da Cabanagem, movimento popular que marcou a história da então capital Grão-Pará entre os anos de 1835 e 1836. Ao longo do passeio, serão discutidos episódios como a tomada da cidade pelos cabanos, as lutas sociais no interior, o conflito ocorrido no Palácio do Governo (atual Palácio Lauro Sodré) e a batalha mais sangrenta do período, ocorrida na área onde hoje se localiza o Mercedários.
“A primeira preocupação é que a população tenha conhecimento do que foi a Cabanagem e das suas várias leituras com seus agentes sociais. O objetivo é fazer com que o conhecimento técnico-acadêmico presente dentro da Universidade Federal do Pará também alcance maior quantidade de pessoas”, destaca Michel Pinho.
Durante o trajeto, outros pontos do centro histórico também devem ser destacados como parte do debate sobre o movimento cabano e suas conexões com a configuração urbana de Belém. Segundo o professor, o Mercedários, por exemplo, foi palco da maior batalha durante a Revolução Cabana, então é importante que as pessoas possam conhecer esse espaço.
“O mais importante em relação ao estudo da Cabanagem é entender como historicamente nós fomos formados. Nas lutas, nas derrotas e também nas nossas resistências há processos de tirania e de desgoverno. Poder falar disso hoje é também fazer um diálogo muito forte com a nossa atualidade”, completa Michel Pinho.
Programação no Mercedários – A aula será finalizada por volta das 10h, com a chegada ao espaço da UFPA, onde o público poderá participar de uma programação diversificada, com visitação à exposição “Terra Incógnita, notas amazonianas” na Galeria de Arte da UFPA, apresentações musicais e comercialização de artesanatos e alimentos em uma feirinha popular.
“O Mercedários nasce justamente com a vocação de promover ações que disseminem arte, cultura e história, tendo como eixo central a valorização e a preservação do patrimônio cultural. Hoje, o polo reúne esse esforço coletivo e está sempre aberto a propostas que dialoguem com essa missão, sejam elas da própria Universidade ou de iniciativas como a do professor Michel Pinho, que é amplamente reconhecido pelas aulas públicas que ministra na cidade e pela contribuição que oferece à democratização do conhecimento”, enfatiza a diretora do Mercedários UFPA, Thais Sanjad.
Serviço:
Programação Mercedários UFPA – Especial Aniversário de Belém
Data: 11 de janeiro de 2026
Horário de saída da aula: 8h15, no Palácio Lauro Sodré
Início da programação no Mercedários: 9h
Evento gratuito