menu de acessibilidade
TAMANHO DA FONTE

Mestrado Profissional em Letras lança edital de exame nacional

""

Professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental efetivos na rede pública podem obter título de Mestre por meio do ProfLetras, o Mestrado Profissional em Letras.

De acordo com o edital, o programa oferta 831 vagas. A Universidade Federal do Pará (UFPA) oferta 26, sendo a Instituição de Ensino Superior da Região Norte que disponibiliza o maior número de vagas, pois apresentou a maior demanda em 2013 e em 2015. As inscrições ocorrem no período de 22 de agosto a 19 de setembro de 2016.

O exame nacional será executado pelo Núcleo Permanente de Concursos (Comperve) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), instituição que coordena o programa. Em caráter objetivo e discursivo, as provas serão aplicadas no dia 23 de outubro, das 14h às 18h, horário de Brasília. Em Belém, município sede da UFPA, o exame será realizado das 13h às 17h, por causa do horário de verão.

Inscrições – No site da Comperve UFRN, será preciso fornecer documento de identidade e CPF e preencher o formulário de inscrição. O pagamento da taxa, no valor de 70 reais, deverá ser feito até o dia 20 de setembro. Poderão ser isentos os candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e com baixa renda familiar. A partir do dia 5 de outubro, o candidato poderá consultar a validação de sua inscrição. A divulgação do resultado das provas será feita em novembro de 2016, e o resultado final sairá em dezembro deste ano.

O candidato deve ser licenciado em Letras, com habilitação em Português, e estar ministrando aula de Língua Portuguesa em qualquer ano do ensino fundamental na rede pública do Brasil. Esta é a primeira vez que candidatos travestis ou transexuais poderão ser atendidos pelo nome social, desde que encaminhem à Comperve o Requerimento de Atendimento Especial, disponível no formulário de inscrição.

Mestrado Profissional – O ProfLetras é um programa nacional de pós-graduação em Letras na modalidade semipresencial, voltado à capacitação de professores de Língua Portuguesa no ensino fundamental. Reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e coordenado pela UFRN, teve início em 2013, com a participação de 34 universidades públicas ligadas ao Sistema da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Em 2016, serão 48 instituições associadas.

Na UFPA, o curso é coordenado pela professora doutora Maria de Fátima do Nascimento e pelo professor doutor Alcides Fernandes de Lima.

Serviço:
Mais informações na Secretaria do ProfLetras (Instituto de Letras e Comunicação – Campus Básico), ou pelos contatos (91) 3201-7501 e e-mail profletrasufpa@gmail.com.

Texto: Assessoria de Comunicação ILC
Arte: Reprodução / Google

Leia também

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email
Print
Pular para o conteúdo