O Coletivo Mexericos na Maré, junto ao Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão Pesqueira em Comunidades Amazônicas, da UFPA, promoverá o ciclo de oficinas “Educação patrimonial e turismo: diálogos para a valorização do patrimônio cultural na região Caeté”. O evento visa abordar o tema educação patrimonial e turística da região do Caeté com foco na carpintaria naval paraense. As oficinas ocorrerão nos dias 22 e 23, às 14h, em formato online.
As oficinas tem o propósito de mostrar aos participantes como compreender a valorização da cultura local de forma recreativa, interativa e prazerosa, atenta aos ideais do desenvolvimento local sustentável. A ideia é sensibilizar o olhar para o patrimônio local como uma possibilidade de conscientização da população em relação ao seu lugar de morada e, por consequência, poder torná-los agentes de valorização, que contribuirão para a preservação de aspectos da cultura e da identidade local.
“É de grande importância que tanto crianças quanto adultos compreendam o papel do patrimônio cultural com o qual convivem. Conhecer expressões do patrimônio de suas localidades funciona como ponto de partida para a atividade pedagógica realizada por meio da observação, do questionamento e da exploração de aspectos e expressões culturais locais.” ressalta a professora Roberta Sá, coordenadora das oficinas.
O evento é voltado para professores da rede pública de ensino, estudantes de graduação, pós-graduação e interessados no tema. A primeira oficina ocorrerá no dia 22 e a segunda no dia 23, ambas com início às 14h. Não é necessário realizar inscrição. As oficinas serão transmitidas nas contas do Labpexca no Instagram e no YouTube.
Serviço:
Ciclo de oficinas Educação patrimonial e turismo: diálogos para a valorização do patrimônio cultural na região Caeté
Horário: 14h
Data: 22 e 23 de setembro
Plataforma de transmissão: Instagram e YouTube.
Texto: Renan Pinheiro – Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Imagem: Divulgação