Na última semana, o reitor da Universidade Federal do Pará, Gilmar Pereira da Silva, e a vice-reitora, Loiane Prado Verbicaro, receberam a visita da ministra de Estado dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara. O encontro foi realizado no Gabinete da Reitoria e teve como objetivo a discussão sobre a possibilidade de parcerias entre as duas instituições relacionadas ao período da COP 30, que será realizada em Belém, de 10 a 21 de novembro de 2025.

A ministra esteve acompanhada da gerente de Projeto da Secretaria-Geral da Presidência da República (SGPR), Renata Porto Bugni; da secretária de Estado dos Povos Indígenas, Puyr Tembé; além de assessores ministeriais. Integrantes da Administração Superior da UFPA também recepcionaram a ministra.
Ao receber a comitiva, o reitor falou sobre as políticas de acesso e de permanência já desenvolvidas para estudantes indígenas e quilombolas na Instituição. “Somos uma universidade com uma política de inclusão muito forte. Somos a única Universidade Federal do país que oferta um processo seletivo especial para indígenas e quilombolas que dessa forma têm a oportunidade de acessar todos os cursos de graduação hoje oferecidos pela UFPA em Belém e outros onze municípios”, destacou.

Durante a reunião, a ministra de Estado dos Povos Indígenas agradeceu a recepção da UFPA e destacou a sua expectativa para uma possível parceria com a Universidade. “Eu sei que vocês já estão em diálogo com a sociedade civil e com os movimentos sociais, através da Cúpula dos Povos. O movimento indígena integra a Cúpula e, por isso, queremos também ajudar na articulação”, dispôs-se.
A proposta é que, após este primeiro encontro, as duas instituições sigam em tratativas para viabilização orçamentária voltada a um projeto de acolhimento na UFPA para representantes dos povos indígenas durante as atividades que serão realizadas no período da COP 30 em Belém.


