Monitoras(es) recebem formação para atuar na 76ª Reunião Anual da SBPC

Como preparativos para a realização da 76ª Reunião Anual (RA) da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), estudantes inscritas(os) como monitoras(es) voluntárias(os), que tiveram as suas inscrições validadas, participam de treinamento para atuar nas mais diversas atividades durante o evento que ocorre em Belém, de 7 a 13 de julho de 2024, na Universidade Federal Pará (UFPA).

Fotografia mostra plateia de estudantes no auditório Benedito Nunes.

A primeira atividade de formação foi realizada entre os dias 13 e 20 de maio, no auditório da Diretoria de Capacitação e Desenvolvimento (Capacit). Com o tema Familiarização com a Estrutura e Funcionamento da UFPA na 76ª RA, o encontro evidenciou a importância da SBPC para a sociedade, além da relevância da UFPA como sede do evento.

Um dos destaques da programação foi o circuito pela Cidade Universitária José da Silveira Netto, sede da 76ª reunião anual. O tour guiado proporcionou às(os) monitoras(es) conhecer de perto os locais onde ocorrerão as atividades, além dos pontos de apoio. Com parceria da Prefeitura Multicampi da Universidade, a equipe da Comissão de Monitoria utilizou o Circular, ônibus interno da UFPA, para também mostrar a localização dos portões de entrada e saída do campus.

Acessibilidade – A segunda etapa da formação geral foi realizada nos dias 21 e 28 de maio, no auditório do prédio das Pós-Graduações do Instituto de Tecnologia (PGITEC). Com transmissões ao vivo para quem não mora na grande Belém, o segundo encontro discutiu a Acessibilidade para Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida na SBPC.

Segundo a coordenadora de Acessibilidade da Superintendência de Assistência Estudantil (Saest/UFPA), professora Arlete Marinho Gonçalves, o objetivo do encontro foi apresentar as diretrizes de apoio e condução no primeiro contato entre monitoras(es) e pessoas com deficiência (física, visual, auditiva, intelectual e transtorno do espectro autista) ou mobilidade reduzida (idosos, gestantes, pessoas com crianças de colo, obesos e outros). As orientações foram dadas a todas(os) as(os) participantes. “A ideia da formação é que todos saibam como lidar e conduzir corretamente esse público na Reunião Anual da SBPC, que pode estar em um estande ou em qualquer espaço da UFPA. Por isso, todas(os) devem estar, de alguma forma, preparadas(os) para este primeiro contato”, comentou a coordenadora.

Fotografia da segunda etapa da formação dos monitores realizada no prédio das Pós-Graduações do Instituto de Tecnologia (PGITEC). Imagem mostra parte da plateia  e do palco onde uma figura feminina fala ao microfone.

A Comissão de Acessibilidade planeja ainda mais duas formações direcionadas às(aos) selecionadas(os) para atuar no acolhimento e apoio a pessoas com deficiência e/ou com mobilidade reduzida. Neste treinamento específico, estão previstas mais oficinas de simulação de situações que podem ocorrer durante o evento, além de visitas aos espaços onde cada monitor ficará posicionado no evento, por dia e horário.

Vantagens – Estima-se que entre 1.200 e 1.500 monitoras(es) apoiem as comissões organizadoras da 76ª Reunião Anual da SBPC. Além de discentes da UFPA, o grupo de voluntárias(os) é composto por discentes de outras universidades, bem como estudantes e professoras(es) da rede básica de ensino.

Ao final do evento, as(os) voluntárias(os) receberão certificado on-line de participação geral na 76ª Reunião Anual da SBPC, assim como certificado on-line de minicurso, na condição de ouvinte ou de monitoria em sala, certificado on-line de atividade de monitoria, inscrição gratuita em webminicursos ou minicursos do evento.

Sobre – A SBPC é uma associação civil, sem fins lucrativos, laica e sem caráter político-partidário, voltada para a defesa do avanço científico e tecnológico, e do desenvolvimento educacional e cultural do Brasil. Com o tema Ciência para um Futuro Sustentável e Inclusivo: por um Novo Contrato Social com a Natureza, a 76ª Reunião Anual será realizada de 7 a 13 de julho de 2024, no Campus Guamá da UFPA. Mais informações pelo site do evento: https://sbpc.ufpa.br/

TEXTO: Thays Braga, Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA

FOTOS: Comissão Local de Comunicação da 76ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)

ODS 4 - Educação de Qualidade