O Museu da Universidade Federal do Pará (Mufpa) participa, neste sábado, 13 de dezembro, em São Paulo, do Encontro da Rede Temática de Museus. O evento, organizado pelo Museu da Diversidade Sexual, em parceria com o Sistema Estadual de Museus de São Paulo (Sisem-SP), reúne instituições dedicadas à preservação e valorização das memórias e experiências LGBTQIA+.
A participação do Mufpa fortalece o processo de consolidação da Rede Comunitária de Acervos LGBTQIA+ e estimula o desenvolvimento de práticas museológicas inclusivas. Para o diretor do Museu, professor Luiz Tadeu da Costa, o convite reafirma o compromisso da Universidade Federal do Pará com diversidade e inclusão. “O curso de Museologia da UFPA é pioneiro ao oferecer uma disciplina obrigatória que articula museologia e dissidência sexual”, destaca.
Segundo Tadeu Costa, a presença no encontro também sinaliza o reconhecimento, por parte do Museu da Diversidade Sexual — uma das poucas instituições brasileiras dedicadas à salvaguarda das histórias e expressões LGBTQIA+ —, do Mufpa como parceiro de trabalho. O evento contribui para o fortalecimento de uma rede nacional voltada a direitos humanos, memória social e promoção da diversidade. “Nossa participação reforça a política e as ações já desenvolvidas na UFPA”, afirma o diretor.
Criado na década de 1980, o Mufpa tem como objetivo identificar, preservar e difundir a produção artística regional e nacional. O museu funciona no Palacete Augusto Montenegro, edifício tombado como Patrimônio Histórico e localizado no centro de Belém.
Serviço:
Data: 13/12/2025
Horário: a partir das 10h
Local: Rua São Luís, 120 – República, São Paulo/SP