Museu da UFPA promove oficinas como parte da programação da Primavera dos Museus

"PrimaveraMuseus2018"

Entre 17 e 22 de setembro, o Museu da UFPA (MUFPA) promoverá três oficinas em virtude da 12ª Primavera dos Museus. Realizada em vários Estados brasileiros, sempre no mês de setembro, o evento consiste em realizar uma troca de conhecimentos e experiências com o publico em geral, visando a uma intensa divulgação dos espaços expositivos. Todas as ações ocorrerão no MUFPA, localizado na avenida Governador José Malcher, bairro Nazaré, em Belém.

Temas – A cada edição da Primavera dos Museus, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) lança um tema para fomentar as discussões e inspirar os eventos propostos pelos museus ou pelas instituições culturais. Este ano, o tema é “Celebrando a Educação em Museus”; tendo como embasamento o Caderno da Política Nacional de Educação Museal (PNEM), lançado no último mês de junho.

A publicação aborda o processo de criação da PNEM, bem como os princípios e as diretrizes dessa política, que visa nortear gestores, educadores e demais interessados na prática da educação museal. Os museus devem ser reconhecidos como espaços plurais, que propiciam vivências diversas e trocas constantes de conhecimentos e experiências e, nesse sentido, a educação permeia todos os seus cantos.

Inscrições e programação – As inscrições das oficinas são todas gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail museu-ufpa@ufpa.br ou pelo fone: (91) 3224-0871. Serão três oficinas; os interessados poderão, por exemplo, acompanhar o museólogo Wanderson Amorim, que fará uma oficina que visa apresentar as técnicas empregadas nas atividades cotidianas realizadas pela equipe do Museu. Atividades essas relacionadas à documentação, conservação e exposição.

A proposta da oficina é mostrar como se dá a circulação das obras dentro do ambiente museológico do MUFPA, desde a entrada da obra no momento de sua aquisição, perpassando pela sua guarda, e movimentação em processos de exposição, de restauro, de empréstimos, entre outros. O público-alvo da oficina, que ocorre das 14h30 às 18h, são estudantes de Museologia e Artes Visuais.

A restauradora Tânia Veloso abordará os principais agentes de degradação, identificados nas coleções de pintura; também quais foram os materiais e procedimentos adotados na restauração e conservação das obras. Sua oficina será ministrada sempre à tarde, no período das 14h30 às 18 horas. Serão 10 participantes por dia.

Finalizando, a professora Marcela Cabral fará uma oficina que propõe reflexões sobre os suportes e materiais utilizados na exposição e também novos métodos. A exposição é a mais difundida forma de comunicação dos museus e envolve uma série de atividades que antecedem sua abertura ao público, as quais envolvem as fases de concepção, planejamento e montagem.

Novos materiais e suportes, bem como novos recursos expográficos são adotados ou desenvolvidos para melhor expor e comunicar ao público uma série de informações por meio dos objetos artísticos, históricos, arqueológicos e outros. Deste modo, a oficina proposta tem por objetivo produzir uma reflexão em conjunto com participantes sobre o papel da exposição nos museus e os recursos expográficos utilizados nas montagens dessas exposições.

Evento – Este ano, são celebrados os 200 anos de Museus no Brasil, em razão da criação da primeira instituição museológica brasileira: o Museu Nacional do Rio de Janeiro. Neste mês de setembro, também ocorreu a sua cruel destruição e de grande parte de seu acervo.

Estes dias, de acordo com o Museu da UFPA, impõem outra Primavera dos Museus: que nos leve a refletir sobre a circunstância presente, sobre o que há para celebrar e como orientar nossos trabalhos daqui em diante. Para obter mais informações, clique aqui.

Serviço:
12ª Primavera dos Museus
Data e local: entre 17 e 22 de setembro, no MUFPA, localizado na Av. Governador José Malcher
Inscrições: pelo e-mail museu-ufpa@ufpa.br ou pelo fone: (91) 3224-0871
Para obter mais informações, clique aqui.

Texto: Andre Gomes – Assessoria de Comunicação da UFPA (ASCOM/UFPA)