A mostra “Pulsões” foi aberta, na noite da última quarta-feira, 6 de outubro, no Museu da UFPA (MUFPA). Com curadoria de Mariano Klautau Filho, a mostra integra a programação do 12º Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia (DCF) e está aberta à visitação do público de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados e domingos, das 9h às 13h.
“Pulsões” reúne obras de sete artistas da Coleção Diário Contemporâneo de Fotografia, além de obras de dez artistas convidados, e dialoga com a exposição “Desejos pessoais, pulsões coletivas: quando as imagens tomam posição”, em cartaz na Casa das Onze Janelas, com curadoria de Alexandre Sequeira.
No lançamento, estiveram presentes, além do curador Mariano Klautau Filho, o reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho; a diretora do Museu da UFPA, Jussara Derenji; o Vice-Presidente do Grupo RBA – Rede Brasil Amazônia de Comunicação, Camilo Centeno; o Presidente da FUMBEL, Michel Pinho; entre outros convidados e artistas.
Mariano Klautau Filho explicou que a mostra trata das emergências entre o corpo da cidade e os corpos das pessoas e destacou que a exposição, nos tempos vividos, é um espaço de resistência. A professora Jussara Derenji, diretora do MUFPA, celebrou a reabertura do Museu à visitação após as restrições impostas desde o início da pandemia. Já o Vice-Presidente da RBA, Camilo Centeno, destacou a parceria com a UFPA e com os artistas para realização, ao longo dos anos, do Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia, que volta a ser presencial em 2021, após a última edição, em 2020 ter ocorrido em formato virtual.
O reitor Emmanuel Tourinho, deu as boas-vindas aos presentes e saudou a parceria com o Diário do Pará para a realização da mostra “Pulsões” no Museu da UFPA. Em seguida, falou sobre a importância das artes “na formação para a reflexão, para a interrogação do mundo contemporâneo e para a compreensão dos desafios da nossa sociedade. A universidade recebe a mostra com grande alegria, pois tem sido e será sempre um espaço para as artes, a cultura, a ciência e a educação para o pensamento crítico”.
Sobre a mostra – Da coleção do Prêmio, compõem o eixo “Pulsões” obras de Ana Mokarzel (PA), Coletivo Garapa (SP), Flavya Mutran (PA/RS), Hirosuke Kitamura (JP/BA), Jorane Castro (PA), Renan Teles (SP) e Tom Lisboa (PR). Dos artistas convidados, integraram a mostra Denise Gadelha (PA/SP); Betania B (PA); Duda Santana (PA); Victor Galvão (RJ), Laiza Ferreira (PA/RN), Melissa Barbery (PA), Patrícia Teles (RJ), Paulo Mendel (RJ/SP); Vi Grunvald (PA/RS), Randolpho Lamonier (MG) e Waléria Américo (CE).
O Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia é uma realização do jornal Diário do Pará e RBA com patrocínio da Alubar, Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), Sebrae-PA, apoio institucional do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e Sistema Integrado de Museus e Memoriais (SIMM), Museu da Universidade Federal do Pará (MUFPA), e colaboração da Sol Informática.
Serviço
12º Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia
Mostra “Pulsões”, curadoria de Mariano Klautau Filho
Em cartaz no Museu da UFPA (Av. Gov. José Malcher, 1192)
Visitação: de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados e domingos, das 10h às 14h.
Texto: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA, com informações da Assessoria de Comunicação do DFC.
Fotos: Alexandre de Moraes – Ascom UFPA