Museu do Baixo Tocantins participa da 19ª edição da Primavera dos Museus

Entre os dias 22 e 28 de setembro, a 19ª Primavera dos Museus convida a sociedade a conhecer instituições culturais em todo o país. Em Abaetetuba, a cerca de 125 quilômetros de Belém, o Museu do Baixo Tocantins preparou uma programação especial, com exposições e performances entre os dias 22 e 26. As inscrições estão abertas no site do evento.

Contando com um acervo diversificado de coleções, que vão desde objetos de uso cotidiano de comunidades ribeirinhas, quilombolas e indígenas, como matapi, tipiti, peneira, alguidar, artesanatos de miriti, jamaxi, enviras, paneiros e cerâmicas diversas, até pinturas, narrativas e expressões culturais, como oratórios, ramadas e ladainhas, o Museu do Baixo Tocantins surgiu no ano de 2018, pela necessidade de organização de espaços de exposição e pelo reconhecimento de mestres e mestras da cultura do Baixo Tocantins. O espaço universitário traz fortes laços com comunidades de ilhas e ramais do Baixo Tocantins, sendo resultado de atividades científicas e culturais desenvolvidas, inicialmente, pelas turmas do curso de Licenciatura em Educação do Campo, da UFPA Campus Abaetetuba.

“Creio que, em função da quase ausência de museus na região que venham estimular o reconhecimento de nossas referências culturais do interior do estado do Pará, o Museu do Baixo Tocantins passou a ser um ‘Trapiche’ ou ‘Portal’ para nossas memórias e identidades, reforçando o papel formativo e crítico das universidades na defesa dos territórios e de suas tradições”, comenta o coordenador do museu, Jones da Silva Gomes.

Primavera dos Museus – Sob o tema “Museus e Mudanças Climáticas”, a visitação ao Museu do Baixo Tocantins durante a Semana da Primavera dos Museus terá o custo de R$5 (cinco reais). Embora aberta a todos, a programação da semana requer inscrição prévia, que pode ser feita no site do evento

A programação inicia no dia 22, com a abertura do Estande da História da Imigração Japonesa em Abaetetuba. Às 15h, terá início a Exposição “A vida ribeirinha nas cores brejeiras da Vila de Beja” e uma roda de conversa com o artista Naitch Matos. Já no dia 23, o evento inicia com a performance ritual do Povo Tembé do Alto Guamá, às 9h, seguida da roda de conversa com o Cacique Edilson Tembé, às 10h. 

No dia 24, a programação inicia às 8h30, com a Exposição “Rai Cardoso: O Escultor da Floresta”, seguida pela inauguração do Monumento ao Canavieiro, com placa em homenagem ao autor. Às 10h, ocorre a roda de conversa sobre vida e obra de Rai Cardoso; às 15h, haverá ‘Histórias da Pampolina: uma canoa nos rios da gente”. No dia 25, às 10h, ocorre a apresentação da ladainha capitulada ao Alto Itacuruçá. Por fim, no dia 26, a programação ocorre às 9h, com a Trilha das Palmeiras e as Mitopoéticas da Amazônia, e o encerramento, às 16h, com música e poesia.

Serviço:

19ª Primavera dos Museus “Museus e Mudanças Climáticas

De 22 a 26 de setembro

Museu do Baixo Tocantins, Universidade Federal do Pará, Campus Abaetetuba, Ramal Manoel de Abreu, S/n, Mutirão, Abaetetuba, PA

Entrada: R$5

TEXTO: Vinicius Gonçalves - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA

FOTOS: Divulgação

Relação com os ODS da ONU:

ODS 4 - Educação de Qualidade

Leia também

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email
Print
Pular para o conteúdo