O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) realizará, entre os dias 21 e 27 de setembro, a 14º Primaavera dos Museus. O evento tem como propósito reunir todos os museus cadastrados no instituto, com programações de interesse para as artes nacionais, as quais permitam e estimulem a visitação nos espaços culturais.
O tema do evento é “Mundo Digital – Museus em Transformação”, que busca tratar da digitalização dos museus, da virtualização de acervos e de outros projetos, principalmente no atual momento de pandemia e de distanciamento social. Saiba mais sobre a temática aqui.
O Museu da UFPA (MUFPA) e o Museu de Geociências da UFPA participarão da programação da Primavera com programações próprias, presenciais e remotas.
Segundo a professora Jussara Derenji, diretora do Museu da UFPA, serão tomadas todas as precauções para garantir a integridade da programação e a saúde dos visitantes. “O museu sempre se envolveu com as programações do Ibram, então é muito importante continuar participando dessas atividades da forma que pudermos. Escolhemos apenas obras que possam ser higienizadas e limpas após as visitas, e só receberemos cinco visitantes de cada vez, em grupos, para manter um limite máximo de pessoas no prédio”.
Programação – No Museu da UFPA, será realizada a exposição “Em que face você se esconde?”, que faz questionamentos sobre identidade, privacidade e solidão. Também será transmitida uma entrevista com o artista convidado Ruma, que vai falar sobre sua incursão precoce no mundo digital, as obras que estão no museu e sua visão do tema do evento. Além disso, haverá apresentação on-line do acervo musical do museu. Todos entre os dias 21 e 27 de setembro, das 10h às 12h. Links para a programação on-line serão disponibilizados no site do Museu.
Já no Museu de Geociências, a programação será apenas no dia 23 de setembro. Das 15h às 16h, será realizada uma mesa-redonda remota, com o tema “Museus e coleções geológicas e mineralógicas na Amazônia: experiências e perspectivas”. Das 16h às 17h, haverá outra programação, voltada para profissionais e estudantes da área.
Outros museus e instituições paraenses também terão programações e exposições no evento, como a Arquivaria, o Centro de Ciências e Planetário do Pará, o Museu do Tribunal de Justiça do Pará, o Ecomuseu da Amazônia, o Fórum de Museus de Base Comunitária e Práticas Socioculturais da Amazônia, o Museu Memorial do TRT8, o Museu do Instituto Evandro Chagas e o Museu Paraense Emílio Goeldi. A programação completa, com todos os museus participantes, pode ser visualizada aqui.
Serviço:
14º Primavera dos Museus do Ibram
Período: 21 a 27 de setembro
Programação: aqui
Mais informações: site do evento
Texto: Rafael Miyake – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação