Reforçando a importância da ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento regional e nacional, a Universidade Federal do Pará (UFPA) contou com um estande na ExpoT&C na 76ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). No espaço, foram apresentadas ao público algumas iniciativas e projetos da Universidade.
Para o reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho, a participação da UFPA na ExpoT&C foi importante para fortalecer parcerias com universidades, institutos de pesquisa e outras organizações, abrindo portas e criando oportunidades para estudantes e cientistas. Na avaliação dele, o maior envolvimento do corpo de pesquisadores da UFPA nos vários espaços da ciência nacional aumenta a visibilidade e projeção da Universidade.
“Muitas serão as cooperações que vão surgir não apenas pela presença da UFPA na ExpoT&C, mas também pela participação marcante dos nossos pesquisadores nas programações do evento como um todo. Tivemos muitas mesas, conferências e cursos que abriram, e abrirão, diversas oportunidades. A comunidade científica brasileira hoje passa a conhecer muito mais a ciência feita na Amazônia”, defendeu Emmanuel Zagury Tourinho.
Mais visibilidade para a Amazônia – Uma das iniciativas institucionais destacada no estande da UFPA na ExpoT&C foi o Centro Integrado da Sociobiodiversidade da Amazônia (Cisam). Criada com a finalidade de incrementar a formação de pessoal e a produção de conhecimento sobre a região, a iniciativa visa fortalecer redes de pesquisa e extensão para o trabalho interdisciplinar em oito áreas temáticas: Biodiversidade e conservação; Monitoramento de água, floresta, solo e clima; Monitoramento do oceano e da foz do Amazonas; Contaminação do ambiental e saúde do amazônida; Povos e populações da Amazônia; Cidades, vilas e territórios amazônicos; Dinâmicas socioeconômicas, territoriais e fundiárias na Amazônia e Inovação, sociobioeconomia e desenvolvimento sustentável.
O Cisam busca ouvir quem vive na Amazônia e produzir conhecimento para transformar a região. Coordenador do projeto, o professor Leandro Juen destacou que a SBPC e a integração ao estande da Universidade deram ao projeto mais visibilidade, colocando-o em uma posição de destaque dentro do evento.
“Sabemos que a Amazônia tem uma importância gigante para a estabilidade climática, mas esquecemos que também possui uma população gigantesca que não está sendo ouvida e não recebe os recursos necessários. A ideia é a integração e ficamos muito felizes de ver que a iniciativa foi colocada em uma posição de destaque dentro deste evento”, destacou Leandro Juen.
Participam do Cisam pesquisadores de 13 universidades federais da Amazônia, responsáveis por 902 cursos de graduação e 289 programas de pós-graduação, ofertados em 74 campi distribuídos por toda a região.
Visita – Ao longo de toda a semana de atividades da Reunião Anual, o estande da UFPA recebeu inúmeros visitantes. O ambiente, amplo e confortável, foi destaque da ExpoT&Ec.
Sob a coordenação de Edson Miranda, e também com o apoio de Priscila Oliveira e Cynthia Couto, uma equipe composta por nove discentes da UFPA, monitores voluntários da SBPC, recepcionou os convidados e interagiu com visitantes, prestando informações sobre a UFPA e o Cisam. No penúltimo dia do evento, enriquecendo a programação, Tucũ, mascote da SBPC Jovem, também marcou presença no estande e tornou o ambiente ainda mais agradável e lúdico.