O Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) do Museu Paraense Emílio Goeldi, em parceria com o Núcleo de Altos Estudos da Amazônia (Naea/UFPA), vai promover, nesta sexta-feira, dia 15 de setembro, um ciclo de palestras seguido de visita técnica ao aquário do parque zoobotânico.
A programação do evento conta com duas palestras. A primeira, com tema "Manejo e conservação de peixes migradores na Amazônia", será ministrada pelo doutor Ronaldo Barthem, do Museu Goeldi. "Demanda por alimentos em Manaus afeta peixe amazônico em raio de mil quilômetros" será ministrada pelo doutor Daniel Tregidgo, da University of Lancaster.
O biólogo e doutor pela University Lancaster (Reino Unido) e pela Universidade Federal de Lavras (MG), Daniel J. Tregidgo, passou oito meses pesquisando a pesca dos ribeirinhos do rio Purus, interior de Manaus, no Amazonas, e recentemente concluiu seu doutorado sobre o tema. Pescadores em áreas remotas mostram que o tambaqui está menor e mais difícil de ser capturado, e isso é uma tendência que se estende a mais de 1.000 km de distância de Manaus. Daniel estará apresentando seu trabalho junto com o doutor Ronaldo Barthem, no Museu Goeldi, às 9h.
PPGCA – O Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) é vinculado ao Instituto de Geociências (IG) da UFPA e desenvolvido em parceria com as instituições de pesquisa Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa/Amazônia Oriental). Atualmente, integram também o PPGCA pesquisadores do Instituto de Pesquisas Espaciais (INPE), Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e a Lancaster University (UK).
Tem como missão formar mestres e doutores engajados no estudo de problemas ambientais na Amazônia, por meio de uma abordagem interdisciplinar. A proposta do PPGCA é induzir a geração e a consolidação da base científica e tecnológica necessária para a efetiva inserção da dimensão ambiental no processo de desenvolvimento local e regional, tornando-o sustentável dentro do contexto de mudanças globais.
Sua área de concentração em “Clima e dinâmica socioambiental na Amazônia” objetiva realizar estudos interdisciplinares de problemas ambientais da Amazônia, buscando entender os processos que regem o funcionamento dos ecossistemas e como as mudanças dos usos da terra e do clima afetam o funcionamento biogeoquímico e físico da Amazônia, e suas implicações na biodiversidade e na sociedade.
Serviços:
Ciclo de Palestras e Visita Técnica ao Aquário do Parque Zoobotânico do Museu Goeldi
Data: 15 de setembro de 2017
Local: Auditório do Parque Zoobotânico
Hora: 9h
Texto: Elizandra Ferreira – Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Reprodução / Google