Navio do Greenpeace chega à UFPA e marca inauguração do Trapiche Ribeirinho

A Universidade Federal do Pará (UFPA) inaugurou, nesta quarta-feira, 5 de novembro, o Trapiche Ribeirinho, novo espaço localizado na orla do campus Guamá, que simboliza a conexão entre a Universidade e o território amazônico, reafirmando o compromisso da UFPA com o desenvolvimento sustentável, com a ciência e com a valorização da vida ribeirinha e fluvial.

A iniciativa é fruto de uma parceria entre a UFPA, a Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) e o Greenpeace e marca uma das importantes ações institucionais da Universidade em contagem regressiva para a Conferência Climática das Nações Unidas em Belém, a COP 30.

A cerimônia de inauguração coincidiu com a chegada à capital paraense do Rainbow Warrior, uma das embarcações mais emblemáticas do Greenpeace e símbolo mundial das campanhas em defesa do meio ambiente. O navio atracou na orla da UFPA por volta das 10h30 chamando atenção da comunidade universitária.  

“A COP 30 será um marco para a Amazônia e para o Brasil e a UFPA tem o compromisso de ser um espaço de diálogo e construção coletiva. A Universidade faz um convite à mobilização e ao engajamento popular nas causas climáticas. Somente com a participação ativa das comunidades, dos jovens e das instituições conseguiremos enfrentar os desafios ambientais com justiça e esperança”, destacou o reitor da UFPA, Gilmar Pereira da Silva.

Para o diretor executivo da FADESP, Roberto Ferraz Barreto, o Trapiche Ribeirinho deixa um legado importante para a universidade e para a cidade. “É um avanço muito grande e uma conquista significativa para a UFPA. Esse espaço, que poderá ser utilizado por estudantes e pela comunidade, representa um legado que permanece além da COP. A FADESP se orgulha em fazer parte desse processo como instituição de apoio, especialmente por cumprir sua missão de promover o desenvolvimento sustentável da Amazônia”, disse.

A diretora-executiva do Greenpeace Brasil, Carolina Pasquali, destacou a importância simbólica da parceria com a UFPA e da presença do Rainbow Warrior na Amazônia. “É muito simbólico trazer o Rainbow Warrior para Belém e, especialmente, para dentro da UFPA, um espaço que está olhando para o que precisa acontecer, transformando conhecimento em soluções escaláveis e fazendo as críticas que são necessárias. O  Greenpeace acredita na Ciência e na articulação entre os saberes e sentimos uma enorme sintonia com a UFPA”.

O Rainbow Warrior permanecerá na orla da UFPA até o final da COP30. Neste final de semana,  nos dias 8 e 9 de novembro, das 9h às 16h, haverá visita pública com entrada gratuita e sem necessidade de inscrição prévia. As visitas serão guiadas por voluntários do Greenpeace e organizadas por ordem de chegada. O acesso ao campus básico será garantido pelos portões 1 e 2.

TEXTO: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA

FOTOS: Alexandre de Moraes - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA

Relação com os ODS da ONU:

ODS 11 - Cidades e Comunidades SustentáveisODS 13 - Ação Contra a Mudança Global do Clima

Leia também

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email
Print
Pular para o conteúdo