Tomou posse, no dia 07 de março, a nova gestão da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará (UFPA). O diretor, professor Walter Silva Júnior, e o diretor adjunto, professor Mário Benjamin Dias, assinaram o termo de posse para gerir a escola até 2022. A cerimônia de posse contou com a presença do vice-reitor da Universidade, professor Gilmar Silva.
Essa é a segunda gestão da equipe e o diretor, professor Walter Silva Júnior, faz um balanço positivo da primeira gestão, destacando a aprovação do projeto pedagógico da escola no Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE). “A nossa meta agora é consolidar esse projeto pedagógico na prática, aplicando também com novas dinâmicas”, completa.
O professor ressalta que uma das metas para a segunda gestão é melhorar o espaço de convivência da escola. “Pelo fato de termos uma escola em tempo integral, onde os alunos passam praticamente o dia inteiro na escola, nós temos como importante objetivo melhorar esse espaço de convivência”, diz.
O professor Mário Benjamin Dias, diretor adjunto, também comemora os êxitos da primeira gestão, destacando os índices de aprovação dos alunos em processos seletivos. “Nossa meta foi elevar esses índices, e desde 2014, eles só vêm crescendo.” O professor também fala sobre as metas para a segunda gestão. “Continuar com a capacitação dos professores, dando apoio nos projetos de ensino pesquisa e extensão, e também melhorar os demais níveis de ensino, como fundamental e infantil”, afirma.
Importância da Escola de Aplicação – O vice-reitor da UFPA, professor Gilmar Silva, fala que a Escola de Aplicação é importante porque é ela quem forma a base acadêmica dos estudantes. “A escola tem como papel de servir de laboratório para uma educação básica de qualidade. E a escola tem que ter essa linha de atuação, para fazer com que as demais escolas públicas tenham ela como referência para desenvolver seus processos de ensino e aprendizagem como um todo”, conclui.
Texto: João Pedro Bittencourt – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Nayana Batista