A chegada de um ano novo traz consigo novos desafios, novas oportunidades e novas metas. E entre as celebrações dos “novos” chegou o Beira do Rio! A edição 173, que entrelaça os meses de dezembro, janeiro e fevereiro, está no ar! Neste trimestre, a capa destaca uma entrevista com o 14º reitor da Universidade Federal do Pará, Gilmar Pereira da Silva. Compromissado com a formação em todos os municípios que a UFPA está presente, ele destaca as políticas que desenvolverá no quadriênio 2024-2028 para consolidar a UFPA entre as maiores instituições do país.
Ainda na capa, há um destaque para uma pesquisa que revela que a cor azul também pode indicar poluição. A mestra em Oceanografia, Adriele Caroline Lopes, apontou em um estudo que o Jabu-Preto, ave que habita o litoral paraense, está utilizando fibras de plástico para fazer seus ninhos.
O artigo da edição destaca a formação de quem atua nos bastidores de espetáculos, os artistas da técnica e quem assina é a professora da Escola de Teatro e Dança da UFPA, Graziela Ribeiro Baena. E a resenha é do livro Indígenas e quilombolas na UFPA: trajetórias e memórias de luta por direitos, uma coletânea organizada por Almires Machado, Cristina Terezo, Jane Beltrão e Rosani Fernandes que reúne relatos sobre formação, militância e vivências indígenas e quilombolas na Universidade Federal do Pará.
Você também confere na edição 173 do Beira do Rio reportagens que falam sobre turismo em Belém, sobre e-book que traz histórias e saberes regionais, sobre projeto que valoriza tradição de louceiras de Bragança e do Marajó, sobre laboratório que desenvolve materiais e produtos para as áreas da saúde e agricultura utilizando recursos naturais e sobre uma pesquisa que analisou uma exposição feita por artistas de terreiros no cenário cultural afro-amazônico. Além dessas, você pode conferir matérias exclusivas no site do jornal.
O Jornal Beira do Rio é um produto trimestral de divulgação científica, de responsabilidade da Assessoria de Comunicação Institucional da Universidade Federal do Pará (Ascom/UFPA). A versão completa e outros conteúdos estão disponíveis em beiradorio.ufpa.br, já o impresso pode ser retirado, gratuitamente, na Biblioteca Central e na própria Ascom/UFPA.