A instalação do novo firewall da UFPA que monitora as redes sem fio e link dos campi da Instituição já está implantado. O equipamento garante mais estabilidade e segurança na rede, por meio do monitoramento de tráfego dos computadores nos campi do interior e nas redes sem fio UFPA 2.0 e Eduroam. O objetivo é minimizar o uso desvirtuado da rede – downloads de filmes e jogos, por exemplo – e priorizar o estudo e pesquisa na Universidade. Esta ação está vinculada ao objetivo estratégico estabelecido no PDI da UFPA – “assegurar a disponibilidade de sistemas essenciais de Tecnologia da Informação” – por meio dos indicadores “Índice de disponibilidade de sistemas” e “Índice de conectividade de rede dos campi”.
O coordenador de redes do CTIC, Marcelo Moraes, aponta que a Internet lenta ainda é um problema nos campi fora da capital. Por isso, o uso da rede para outras finalidades além do estudo precisa ser limitado. “Às vezes, mais de 60% da banda são usados para atividades de recreação. Se as pessoas estão esquecendo da função acadêmica e administrativa, a rede está sendo mal utilizada”, explica ele.
O objetivo do firewall, além de estabilizar a rede, é servir como estímulo à produção acadêmica da Universidade. “O usuário que acessa a rede com o objetivos não acadêmicos acaba consumindo uma parte deste recurso que poderia estar sendo utilizada por outros usuários como ferramenta de trabalho e pesquisa”, diz Marcelo. O equipamento permite que sites de redes sociais e downloads de filmes, por exemplo, sejam bloqueados ou tenham uma banda menor disponível para uso. Ou seja, apenas uma porcentagem da rede – ou mesmo nenhuma – poderá ser utilizada para acessar sites sem teor acadêmico.
O dispositivo permite, também, monitorar a circulação na rede. A partir disso, é possível observar quais sites são acessados com mais frequência e estão consumindo mais banda. Assim, será mais fácil solucionar problemas a partir do bloqueio de sites que não são voltados para uso acadêmico ou administrativo. Apesar de possuir a ferramenta capaz de executar as limitações e bloqueios, o CTIC não o faz sem que as coordenações dos campi façam uma solicitação formal com memorando/chamado no Sagitta.
Firewall previne o uso ilegal da rede – Além de estimular os estudos, o firewall também é uma boa alternativa para evitar ataques externos e acessos não autorizados na rede da Universidade. A rede “UFPA 2.0 – Visitantes”, por exemplo, tem acesso livre aos transeuntes do Campus. O equipamento garante mais segurança e, com o registro de acessos, facilita a identificação de usuários praticantes de atividades ilegais.
Serviço
Os coordenadores dos campi podem solicitar o bloqueio de sites por meio do Sistema de Atendimento ao Usuário da UFPA, o Sagitta.
Leia mais aqui.
Texto: Mariana Vieira – Assessoria de Comunicação do CTIC (Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação).
Arte: Divulgação