A solenidade de posse dos novos dirigentes do Instituto de Letras e Comunicação (ILC) da Universidade Federal do Pará (UFPA) ocorreu no dia 25 de outubro, no Auditório Paulo Mendes, do ILC. A nova gestão empossada é composta pela professora Tânia Maria Pereira Sarmento-Pantoja, diretora-geral, e pelo professor Johwyson da Silva Rodrigues, diretor-adjunto.
Além do reitor Emmanuel Zagury Tourinho e dos novos dirigentes, compuseram a mesa da cerimônia o vice-reitor Gilmar Pereira da Silva, e a direção anterior do instituto, formada pela professora Walkyria Alydia Grahl Passos Magno e Silva e pelo professor Thomas Massao Fairchild. Na plateia, lotada, prestigiaram a solenidade pró-reitores(as), dirigentes de unidades e subunidades, docentes, discentes, servidores(as) técnico-administrativos(as) e familiares dos empossados. O clima foi de emoção, agradecimento e confiança para o novo período.
O professor Thomas Fairchild foi quem iniciou os pronunciamentos e agradeceu aos presentes no ato simbólico de transição da gestão do instituto. “É uma nova etapa na caminhada do ILC”, afirmou. Ele disse sentir-se satisfeito pelo que pode fazer em sua gestão, iniciada em 2018 e marcada pelos desafios da pandemia e dos cortes orçamentários de recursos federais. “Tivemos que reinventar a Universidade em súbita transformação”, recordou-se, desejando aos novos dirigentes que possam trabalhar em um “contexto mais feliz”.
A professora Walkyria Magno e Silva também lembrou os desafios impostos pelos “cortes e contingenciamentos que passaram a fazer parte do cotidiano das universidades desde 2019” e disse que, com isso, aprendeu a fazer escolhas, sempre priorizando o que considerou mais importante para a comunidade acadêmica do ILC. Falou também que a pandemia foi um período de adaptação coletiva que atingiu a todos(as) e que os desafios foram enfrentados com competência e criatividade. Aos novos gestores, desejou poderem contar com melhorias e coragem para enfrentar novos desafios.
Empossado, o diretor-adjunto, Johwyson da Silva Rodrigues, falou de sua emoção em ter sido aluno da Graduação em Letras-Inglês, colega de turma da professora que agora lhe acompanha na gestão, tendo, depois, se tornado professor da unidade e, agora, dirigente.
A professora Tânia Sarmento-Pantoja, nova diretora-geral do ILC, agradeceu a confiança da comunidade acadêmica que escolheu sua chapa em um processo eleitoral democrático e comprometeu-se com a busca pelo melhor para o Instituto de Letras e Comunicação. “Que tenhamos uma transição de gestão leve e pontual”, manifestou. Segundo a dirigente, os cargos de direção são importantes para o desenvolvimento institucional e mostrou-se disposta a seguir em um caminho de fortalecimento, de valorização da cultura e das políticas públicas, bem como da liberdade de expressão e da participação coletiva para uma gestão isonômica, respeitosa e plural.
Universidade pública – O vice-reitor Gilmar Pereira da Silva lembrou que o Instituto de Letras e Comunicação da UFPA foi um dos primeiros a colaborar com a política multicampi da Universidade, interiorizando a Licenciatura em Letras por diversos municípios paraenses, destacando o papel estratégico da universidade pública para o desenvolvimento regional. Ele ressaltou que o trabalho de gestão é desafiador pelo compromisso e pela responsabilidade que exige, desejando sucesso ao mandato dos novos dirigentes.
O reitor Emmanuel Zagury Tourinho encerrou os pronunciamentos agradecendo aos docentes que concluíram seus mandados a parceria em um cenário de dificuldades, demonstrando reconhecimento pelo empenho de ambos. Aos novos dirigentes, o gestor máximo da Instituição desejou um ciclo exitoso e de novos avanços no instituto.
“Temos conseguido superar dificuldades com o trabalho coletivo de nossa comunidade em prol de uma UFPA com maior impacto para a população do Pará e de toda a Amazônia. Ao longo dos últimos seis anos, tivemos avanços quantitativos e qualitativos no ensino, na pesquisa e na extensão”, apontou o reitor. E se referindo ao sucesso dos programas de pós-graduação do ILC na avaliação quadrienal da Capes, complementou: “A pesquisa que desenvolvemos é indispensável para a sociedade. Os problemas de hoje têm uma complexidade tal, que, apenas com a pesquisa realizada nas universidades, será possível encontrar soluções. Isso torna a instituição universitária cada vez mais essencial. Que possamos continuar conquistando excelentes resultados com o trabalho que realizamos na graduação e na pós-graduação”, ressaltou.
Histórico – O ILC é uma unidade acadêmico-administrativa da UFPA, integrada pela Faculdade de Comunicação (Facom), pela Faculdade de Letras Estrangeiras Modernas (Falem), pela Faculdade de Letras (Fale), pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), com Mestrado e Doutorado em Letras – avaliado com nota cinco pela Capes, pelo Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) e pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia (PPGCom), com mestrado e doutorado – que subiu da nota quatro para a nota cinco na última avaliação quadrienal da Capes.
Para saber mais, acesse o site https://www.ilc.ufpa.br/.
Texto: Jéssica Souza – Ascom UFPA
Fotos: Alexandre de Morares – Ascom UFPA