í
Com o objetivo de capacitar os servidores em estratégias de leitura e escrita para compreensão, interpretação e elaboração de textos da área profissional, o Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento (NTPC) realizará um curso de Português Instrumental. Com 10 vagas disponíveis, as aulas serão realizadas entre os dias 10 e 21 de fevereiro, das 14h às 18h, no prédio do NPTC.
Segundo Glaucia Amorim, coordenadora de Planejamento, Gestão e Avaliação (CPGA) do NPTC, o curso foi pensado para adequar o português dos servidores e dos técnicos-administrativos da UFPA. “A ideia surgiu com o objetivo de atualizar os servidores quanto às mudanças na língua portuguesa ocasionadas pela reforma ortográfica”.
Inscrições – As inscrições estão abertas até o dia 7 de fevereiro e serão realizadas por meio do envio da ficha de inscrição para glaucia@ufpa.br, declarando interesse. As vagas serão preenchidas de acordo com a ordem de inscrições.
Conteúdo – O curso será ministrado pela professora Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo, do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI). A expectativa é que, ao final do curso, os servidores se tornem capazes de reconhecer as características linguísticas e discursivas dos gêneros textuais de e-mail institucional, ofício, ata, relatórios; de listar as alterações promovidas pelo novo Acordo Ortográfico; distinguir regência nominal e verbal; detectar casos que apresentem ambiguidade e paralelismo e reescrevê-los com clareza e concisão em documentos oficiais; realizar acentuação das palavras corretamente e discutir aspectos envolvendo coerência e coesão textuais em documentos diversos.
Serviço:
Curso de Português Instrumental
Período: 10 a 21 de fevereiro
Local: Prédio do NTPC
Horário: 14h às 18h
Inscrições: enviar ficha de inscrição para glaucia@ufpa.br
Texto: Rafael Miyake – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação