O Núcleo de Meio Ambiente (NUMA) da UFPA vai receber o I Seminário Internacional Dinâmicas Territoriais, que ocorrerá no dia 17 de novembro, com o tema "Diálogos Luso-Amazônicos". O evento apresentará discussões sobre ordenamento, gestão, políticas e dinâmicas territoriais em espaços diferenciados da Amazônia brasileira e do território português.
A categoria território amplifica o olhar analítico e diversifica as possibilidades de compreender, sistematizar e modificar a realidade socioambiental complexa das espacialidades amazônicas, brasileira e lusitana. Nesse evento inter e multidisciplinar, estudiosos sobre o tema trazem discussões teóricas e empíricas (estudos de caso), que abrem o debate sobre dinâmicas territoriais em ambientes e sociedades com similaridades e diferenciações.
O evento faz parte das atividades acadêmicas do Grupo de Pesquisa Gestão de Territórios na Amazônia (GESTAM), que é coordenado pelos professores Gilberto Rocha e Mário Vasconcellos, do Núcleo de Meio Ambiente (NUMA) da Universidade Federal do Pará (UFPA), em parceria com o Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento Territorial da Universidade de Coimbra (CEGOT/Universidade de Coimbra), com a Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (FCT/Unesp de Presidente Prudente) e com o Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG).
Inscrições – As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas aqui. Serão emitidos certificados com carga horária de 10h de atividades para os participantes.
Serviço:
I Seminário Internacional Dinâmicas Territoriais
Data: 17/12/2018
Local: Núcleo de Meio Ambiente – NUMA / UFPA
Credenciamento: 8h às 9h
Texto: Beatriz Assis – Assessoria NUMA
Arte: Divulgação