O Grupo de Estudos Benedito Nunes (GEBN/UFPA) e o Grupo de Estudos de Literatura, Tradução e Imagem (PPGL/UFPA), com o apoio do Instituto de Letras e Comunicação (ILC/UFPA) e do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL/UFPA), promoverão, nos dias 6 e 7 de dezembro, o evento “Sem Clarice: Um Colóquio pelos 40 Anos de Morte”. A programação do evento consta de conferências, mesas-redondas e comunicações, para lembrar e discutir a autora e sua obra A Hora da Estrela, livro publicado no ano de sua morte, em 1977.
Clarice Lispector é uma das grandes ficcionista da Literatura Brasileira que deixou como legado muitas obras que merecem ser lidas pela grandeza daquilo que abordam, a exemplo de: Perto do Coração Selvagem (1944), O Lustre (1946), Laços de Família (1960), A Maçã no Escuro (1961), A Paixão Segundo G. H. (1964), Felicidade Clandestina (1971), A Hora da Estrela (1977), entre outras.
Segundo a coordenadora do Grupo de Estudos Benedito Nunes (GEBN) e estudiosa das obras de Clarice Lispector, professora drª. Maria de Fatima do Nascimento, o objetivo do colóquio é demonstrar que a escritora permanece entre nós pela importância das obras que nos legou.
“O evento é importante, porque vai homenagear e divulgar a obra de Clarice Lispector, escritora que residiu em Belém em 1944 e foi amiga pessoal dos professores Francisco Paulo Mendes e Benedito Nunes, um dos maiores estudiosos da obra da referida escritora”, declara.
Clarice Lispector chegou a residir em Belém no primeiro semestre de 1944. “A partir de 1965, o pensador e crítico literário Benedito Nunes passou a dar a público artigos, no “Suplemento Literário” do Jornal O Estado de São Paulo, sobre a obra de Clarice”, a qual fará, no dia 9 de dezembro de 2017, 40 anos de morte, mas permanece viva entre o público leitor de literatura por sua arte verbal, a exemplo de seu romance A hora da estrela (1977), que completará 40 anos de publicação em 2017.
Programação – A conferência de abertura será proferida pela professora drª. Nádia Battella Gotlib, da Universidade de São Paulo (USP), uma das maiores estudiosas da obra de Clarice, e a conferencista de encerramento será a professora drª. Yudith Rosenbaum, também Universidade de São Paulo (USP), reconhecida estudiosa da escritora.
Além das conferências, o colóquio terá mesas-redondas com professores da UFPA, que desenvolvem projetos de pesquisas sobre a escritora brasileira homenageada, a exemplo, a professora dra. Maria de Fátima do Nascimento, professora drª. Mayara Ribeiro Guimarães (coordenadoras do evento) e o prof. dr. Máximo Ferraz, assim como outros estudiosos da obra de Clarice Lispector, como as professoras dra. Lilia Chaves (UFPA) e drª. Marinilce Coelho (EA/UFPA).
Acesse a programação completa no site.
Inscrições – O Colóquio é direcionado aos estudiosos da obra de Clarice Lispector, estudantes de graduação, de pós-graduação, professores e pesquisadores de instituições locais e de outros Estados, bem como ao público em geral. As inscrições serão feitas por e-mail, todas as informações a respeito do evento estão nos sites do evento e do GEBN, nos quais os interessados encontrarão informações sobre valores e modalidades de participação, programação e ficha de inscrição, que deve ser preenchida e enviada para o e-mail do evento: semclariceumcoloquio40@hotmail.com.
As inscrições para comunicação de trabalhos estão abertas até o dia 27 de novembro. Os trabalhos selecionados serão publicados em livro. Já as inscrições para ouvinte vão até o dia 6 de dezembro de 2017
Serviço
Sem Clarice: Um Colóquio pelos 40 Anos de Morte
Data: 6 e 7 de dezembro de 2017
Local: Auditório Prof. Francisco Paulo Mendes (UFPA)
Hora: 8:30h
Texto: Elizandra Ferreira – Assessoria de Comunicação da UFPA