A fim de debater sobre o trabalho rural e os conflitos agrários no Pará, o Observatório Paraense do Mercado de Trabalho (OPAMET), vinculado à UFPA e ao Observatório Nacional do Mercado de Trabalho, promove, nesta sexta-feira, 25 de maio, um seminário no auditório do Instituto de Educação (ICED/UFPA). Além da mesa-redonda “Trabalho e conflitos no agrário paraense”, será apresentado o II Relatório do Mercado de Trabalho Rural.
Nos últimos três anos, o OPAMET tem publicado análises estruturais do mercado de trabalho paraense, acompanhando também dados referentes ao mercado de trabalho rural. Os dados podem ser sistematizados, mostrando como o mundo rural paraense tem se comportado e, especialmente, como aspectos significativos como a informalidade e a precariedade do trabalho rural se relacionam aos aspectos da violência e do empobrecimento do trabalhador rural.
O Relatório a ser apresentado no evento faz o diagnóstico e acompanhamento conjuntural do mercado de trabalho rural paraense no período de 2005 a 2015, último ano de dados oferecidos pela PNAD-Anual (Pesquisa Nacional de Amostragem Domiciliar), além de tratar especificamente dos conflitos agrários no estado do Pará.
Relatório – Os dados de 2015, coletados no Relatório, fazem do Estado do Pará um dos que mais tiveram saldo negativo de emprego formal no comparativo entre admitidos e desligados entre os estados da região norte, ou seja, o Pará foi um dos campeões de desemprego no campo na Região Norte.
Essa retração desperta uma problemática de diminuição de emprego formal que necessita ser analisada com o propósito de encontrar medidas e políticas públicas de amenização desse problema, posto que dele advenha outras adversidades, por exemplo, a informalidade.
Programação – O Relatório Especial Mercado de Trabalho Rural e Conflitos Agrários no Pará será apresentado pelos discentes Sebastião Novais Sousa Crispim (economista OPAMET); Sandro Ribeiro da Silva (discente FACECON/bolsista OPAMET) e Edvaldo Silva Conceição Junior (discente FACECON/bolsista OPAMET). Em seguida será realizado o debate com os especialistas e atores sociais convidados.
Para debater o Relatório e tratar do Trabalho Rural e dos Conflitos agrários no Pará, o OPAMET convidou três especialistas e atores de importância na área: o professor Giancarlo Frabetti (doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo e professor da Faculdade de Economia); Padre Paulo Joanil da Silva (coordenador da Comissão Pastoral da Terra); e Ulisses Manaças (coordenador do Movimento Sem Terra – MST).
As inscrições para o evento foram encerradas, já que o limite de vagas disponibilizadas pelo auditório foi atingido.
Serviço:
Seminário Trabalho Rural e Conflitos Agrários no Pará
Data: 25 de maio de 2018
Local: Auditório do Instituto de Educação (ICED – B)
Hora: 14h às 18h
Mais informações no site do OPAMET.
Texto: Elizandra Ferreira – Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Reprodução / Google