Nos dias 10, 11 e 12, será realizada a Oficina “ODS em Ação”, que irá debater os tratados climáticos, com foco nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos na Agenda Global de 2015 pela ONU e adotados por 193 países, incluindo o Brasil. Essa agenda reúne 17 objetivos e 169 metas para desenvolvimento sustentável até 2030.
A oficina irá apresentar os objetivos, as metas e compreender os tratados resultantes das conferências climáticas, além de discutir a materialização local desses acordos. A proposta da oficina é fortalecer o engajamento e aproximar os debates climáticos das realidades específicas de cada município, incentivando a implementação prática dos ODS.

Os objetivos tratam de mudanças estruturais, como mobilidade urbana, saúde e educação de qualidade. Para o professor Adagenor Lobato Ribeiro, a difusão do conhecimento sobre os ODS é fundamental. “Como você vai preservar o meio ambiente se você está com fome? A importância da oficina é que ela se fundamenta no princípio de que quanto mais pessoas tiverem conhecimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, mais existe a probabilidade de esses objetivos serem realizados”, ressalta.
“É um tema fundamental, para a sustentabilidade, a gente trabalhar a participação dentro dos processos de gestão e planejamento. Acho que a oficina tem esse foco de que é muito necessário a gente ter uma integração entre conhecimento, entre dimensões pra gente poder fazer um bom planejamento e ter realmente uma sustentabilidade do desenvolvimento para a Amazônia”, comenta Rafael Valente, participante do primeiro dia de oficina.
A atividade é voltada principalmente para servidores e profissionais envolvidos com gestão e ocorrerá no NAEA, das 8h às 12h.

