As inscrições para quarta edição da Olimpíada Brasileira do Oceano (O2) tem início no próximo sábado, 08 de junho, data que marca o Dia Mundial dos Oceanos. Pela primeira vez, a Universidade Federal do Pará (UFPA) integra a realização da iniciativa em conjunto com o Programa Maré de Ciência, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), com o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação e com a UNESCO. A coordenação é da professora do Núcleo de Ecologia Aquática e Pesca da Amazônia da UFPA, Jussara Moretto Martinelli Lemos.
A O2 é um projeto educacional que envolve ensino formal e não-formal para a compreensão do papel do oceano na vida das pessoas, bem como a influência da ação humana nas águas. A disputa envolve conceitos científicos, atividades pedagógicas e realidades locais de forma proativa, inovadora, inter e transdisciplinar.
Quaisquer pessoas interessadas, de quaisquer idades, mesmo que não estejam vinculadas a instituições de ensino, estão aptas a participar da olimpíada. As inscrições podem ser individuais ou por meio de instituições que integram o sistema formal ou não-formal de ensino.
Os candidatos podem escolher participar nas modalidades de Prova de Conhecimentos, Projetos Socioambientais e Produções artísticas, culturais e/ou tecnológicas. Nesta quarta edição, os projetos e produções podem escolher um ou mais temas transversais entre quatro opções: Mulheres na Ciência, com foco no fomento à equidade de gênero e na promoção de mulheres, meninas e jovens para diversas carreiras; Mudança Climática, que aborda a influência do oceano no clima; Biomas do Brasil, para tratar da diversidade, saberes e tecnologias sociais em especial na Amazônia, que abriga a maior área contínua de manguezal do mundo; e Esportes, oceano e bem-estar humano, para dar visibilidade global das Olimpíadas e Paralimpíadas esportivas de 2024 e destacar como modalidades esportivas dependem diretamente da saúde do oceano.
A premiação nacional da IV Olimpíada Brasileira do Oceano inclui medalhas virtuais e reconhecimento a todas as pessoas participantes, possibilidade de participação na etapa internacional e oportunidade adicional para estudantes de escolas públicas concorrerem a 61 bolsas de Iniciação Científica Júnior (ICJ) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), no valor de R$ 300,00/mês, durante 8 meses.
Serviço:
IV edição da Olimpíada Brasileira do Oceano (O2)
Inscrições: de 08 de junho a 27 de agosto
Mais informações: Site da Olimpíada