menu de acessibilidade
TAMANHO DA FONTE

Olimpíada Brasileira do Oceano (O2) abre inscrições dia 08 de junho

As inscrições para quarta edição da Olimpíada Brasileira do Oceano (O2) tem início no próximo sábado, 08 de junho, data que marca o Dia Mundial dos Oceanos. Pela primeira vez, a Universidade Federal do Pará (UFPA) integra a realização da iniciativa em conjunto com o Programa Maré de Ciência, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), com o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação e com a UNESCO. A coordenação é da professora do Núcleo de Ecologia Aquática e Pesca da Amazônia da UFPA, Jussara Moretto Martinelli Lemos.

A O2 é um projeto educacional que envolve ensino formal e não-formal para a compreensão do papel do oceano na vida das pessoas, bem como a influência da ação humana nas águas. A disputa envolve conceitos científicos, atividades pedagógicas e realidades locais de forma proativa, inovadora, inter e transdisciplinar.

Quaisquer pessoas interessadas, de quaisquer idades, mesmo que não estejam vinculadas a instituições de ensino, estão aptas a participar da olimpíada. As inscrições podem ser individuais ou por meio de instituições que integram o sistema formal ou não-formal de ensino.

Os candidatos podem escolher participar nas modalidades de Prova de Conhecimentos, Projetos Socioambientais e Produções artísticas, culturais e/ou tecnológicas. Nesta quarta edição, os projetos e produções podem escolher um ou mais temas transversais entre quatro opções: Mulheres na Ciência, com foco no fomento à equidade de gênero e na promoção de mulheres, meninas e jovens para diversas carreiras; Mudança Climática, que aborda a influência do oceano no clima; Biomas do Brasil, para tratar da diversidade, saberes e tecnologias sociais em especial na Amazônia, que abriga a maior área contínua de manguezal do mundo; e Esportes, oceano e bem-estar humano, para dar visibilidade global das Olimpíadas e Paralimpíadas esportivas de 2024 e destacar como modalidades esportivas dependem diretamente da saúde do oceano.

A premiação nacional da IV Olimpíada Brasileira do Oceano inclui medalhas virtuais e reconhecimento a todas as pessoas participantes, possibilidade de participação na etapa internacional e oportunidade adicional para estudantes de escolas públicas concorrerem a 61 bolsas de Iniciação Científica Júnior (ICJ) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), no valor de R$ 300,00/mês, durante 8 meses.

Serviço:

IV edição da Olimpíada Brasileira do Oceano (O2)
Inscrições: de 08 de junho a 27 de agosto
Mais informações: Site da Olimpíada

TEXTO: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA, com informações da Organização

ARTES: Maré de Ciência

Relação com os ODS da ONU:

ODS 4 - Educação de QualidadeODS 11 - Cidades e Comunidades SustentáveisODS 13 - Ação Contra a Mudança Global do ClimaODS 14 - Vida na Água

Leia também

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email
Print
Pular para o conteúdo